Publicado por Débora Silva

É chamado de “arte rupestre” o tipo de arte mais antigo da história, com início no período Paleolítico Superior. A arte rupestre é encontrada em todos os continentes e divide-se em dois tipos: a pintura rupestre, que compreende as composições feitas com pigmentos; e a gravura rupestre, que são as imagens gravadas em incisões na própria rocha. A partir do estudo desta arte, os pesquisadores podem conhecer melhor os hábitos e a cultura dos povos da Antiguidade.

Arte rupestre

Foto: Reprodução

De quando é e como a arte rupestre foi descoberta?

Segundo estudos realizados recentemente, estima-se que a arte rupestre começou no momento em que o homem de Cro-Magnon se estabeleceu na região da Europa.

Há aproximadamente 150 anos, foram encontradas pela primeira vez as pinturas da caverna de Altamira, na Espanha. O responsável por encontrá-las foi Marcelino Sanz de Sautuola. Naquela época, os pesquisadores não creditaram a descoberta, pois consideraram as pinturas como fraude.

Após este acontecimento, os acadêmicos consideraram as pinturas como prova de mentes primitivas. Já no decorrer do século XX, foi aceita a ideia de que os homens pré-históricos tinham a mesma capacidade artística e intelectual do homem moderno.

Na caverna de Chauvet, na França, estão as pinturas mais antigas.

Quais são as características das obras da arte rupestre?

A arte rupestre engloba desenhos, símbolos e sinais pré-históricos que foram feitos em tetos, paredes e outras superfícies de cavernas, assim como em abrigos rochosos e ao ar livre.

Geralmente, estas representações artísticas eram de animais, plantas, pessoas do período no qual viviam e imagens do seu dia a dia, como danças, caça, rituais, alimentação e outros acontecimentos. Além disso, a arte rupestre também engloba esculturas em madeira, osso e pedra.

Para fazer as pinturas encontradas nas paredes das cavernas, o homem pré-histórico usava pedaços de rochas, sangue de animais, argila, saliva, ossos e outros materiais.

Na região do continente americano nós encontramos também, além desta arte pré-histórica, outro tipo de arte primitiva: a arte pré-colombina. A arte pré-colombiana foi produzida pelos povos incas, maias e astecas, que contam a sua história por meio de esculturas, pinturas e templos construídos com rochas.

Locais com pinturas rupestres no Brasil

Confira a seguir alguns dos locais em que encontramos pinturas rupestres no nosso país:

  • Mato Grosso: Rondonópolis;
  • Minas Gerais: Lagoa Santa e Peruaçu;
  • Paraíba: Cariris Velhos;
  • Piauí: neste estado nós encontramos dois parques – o Parque Nacional da Serra da Capivara e o Parque Nacional Sete Cidades.

Veja mais!