Publicado por Anna de Cássia

O que você sabe sobre as bactérias, além de que elas trazem doenças? É muito importante estudar esses seres e saber mais sobre eles, pois, assim, é possível prevenir as doenças e encontrar remédios para elas. E ainda aprender que as bactérias também são importantes para a vida!

As bactérias

Foto: Reprodução

Sobre as bactérias

Elas são seres procariontes e unicelulares (que só possuem uma única célula no corpo), e por isso são muito pequenas, só conseguimos vê-las com ajuda do microscópio. Elas podem ser encontradas em todo o planeta numa grande quantidade. E, diferentemente do que as pessoas acham, nem todas as bactérias causam doenças.

Relação harmoniosa com as bactérias

Algumas bactérias têm a capacidade de absorver o nitrogênio que está presente no ar. O nitrogênio é um nutriente muito importante para as plantas, pois faz com que elas cresçam mais rápido e deem frutos melhores e mais gostosos. Por isso, essas bactérias que absorvem o nitrogênio gostam de morar nas raízes de plantas leguminosas, como soja e feijão. Em troca pelo nitrogênio absorvido pelas bactérias, a planta oferece à elas alimento e moradia. Esse tipo de relação entre as plantas e essas bactérias é chamada de relação harmoniosa, pois favorece os dois lados.

Bactérias saprófagas

Essas bactérias de nome estranho são muito importantes para a natureza, pois elas se alimentam de matéria orgânica em decomposição. Ou seja, nosso lixo orgânico (restos de comida) e corpos de animais mortos sofrem decomposição por causa dessas bactérias, e se transformam em adubo para alimentar outras formas de vida. Elas contribuem, portanto, para que o planeta seja mais limpo e tenha menos lixo.

Bactérias que fazem bem ao ser humano

Muitas bactérias nos causam doenças, é verdade. Mas nem todas são malvadas assim. Algumas bactérias são muito boas conosco. Lactobacilos são bactérias que, quando respiram, produzem um composto chamado de ácido láctico. Esse ácido é utilizado para fazer queijo, iogurte, coalhada, e vários outros alimentos derivados do leite.

Existem outras bactérias que também convivem em harmonia com o ser humano. Mas, durante a respiração, ao invés de produzir ácido láctico, elas produzem álcool etílico, que é utilizado pra fazer bebidas alcoólicas, como a cerveja.

Podemos encontrar lactobacilos dentro do nosso corpo em vários lugares, como o intestino, elas não fazem mal nenhum à nós, pelo contrário. A presença de bactérias boas no nosso intestino evita que apareçam e se desenvolvam bactérias parasitas e que causam doença.

Como curar doenças de bactérias?

As bactérias parasitas são aquelas que causam diversos tipos de doenças em nós seres humanos, como tuberculose, tétano, lepra, cólera, etc. E o melhor remédio para tratar essas doenças bacterianas são os antibióticos. Para prevenir essas doenças basta ter uma boa higiene pessoal e tomar vacinas de prevenção.

Veja mais!