Por Prof. Nathália Duque em 17/06/2014 (atualização: 05/06/2020)

As bactérias são organismos unicelulares, ou seja, formadas por uma única célula bem simples.

A célula da bactéria é uma célula procariota ou procariótica, onde o material genético (DNA) não está envolvido por uma membrana e não há um núcleo individualizado e separado do citoplasma.

O DNA está mergulhado em uma espécie de gelatina formada por água e várias substâncias dissolvidas. No citoplasma encontramos também os ribossomos.

Todo esse conjunto é envolvido pela membrana plasmática, formada de lipídios e proteínas. Envolvendo essa membrana, existe ainda um reforço externo, a parede celular.

Amostra de bactérias

As bactérias são formadas por uma única célula (Foto: depositphotos)

Os seres vivos formados por células procarióticas são chamados procariontes, e medem em geral, entre 1 μm e 10 μm de tamanho.

Quais os tipos de bactérias?

As bactérias podem ser de vários tipos. Sua classificação varia de acordo com a forma que apresentam.

Os tipos de bactérias são:

  • Cocos: bactérias com formato esférico
  • Bacilos: bactérias com formato de bastão
  • Espirilos: bactérias com formato de hélice

Em algumas espécies de bactérias, várias células se unem umas às outras, formando colônias típicas de cada espécie, como os estafilococos (cacho) e os estreptococos (cadeia).

O que são bactérias patogênicas?

Mãe com criança doente

Algumas bactérias podem causar doenças (Foto: depositphotos)

As bactérias patogênicas são aquelas que causam algum tipo de doença no ser humano. Várias espécies de bactérias vivem associadas a outros organismos causando-lhes doenças, ou seja, são parasitas.

As bactérias patogênicas podem ser transmitidas de diversas maneiras:

  • Por gotículas de saliva dos doentes ou portadores (como no caso da tuberculose, lepra, difteria, coqueluche, escarlatina, pneumonia, meningite);
  • Por contato com alimento, água ou objeto contaminado (disenteria bacilar, tétano, tracoma, leptospirose, cólera, febre tifoide, botulismo);
  • Por contato sexual (gonorreia, sífilis).

As bactérias são sensíveis a antibióticos, que devem ser usados somente com orientação médica. Também há vacinas que atuam na prevenção de doenças bacterianas.

Qual a importância das bactérias?

É provável que as bactérias tenham sido os primeiros seres vivos do planeta e pode-se afirmar que, sem elas, talvez a vida na Terra não existisse.

Elas promovem, com o fungos, a reciclagem da matéria na natureza, realizando a decomposição da matéria orgânica de fezes, organismos mortos etc. Essa matéria orgânica é decomposta em gás carbônico, água e sais minerais, que podem ser reaproveitados pelas plantas na produção de substâncias orgânicas.

Há também algumas bactérias que vivem associadas a organismos. Algumas que vivem em nosso intestino, por exemplo, ingerem parte de nosso alimento, mas produzem vitaminas do complexo B e vitamina K. Esse tipo de associação, em que ambas as espécies são beneficiadas, é chamada mutualismo.

Reprodução

A principal forma de reprodução das bactérias é a assexuada, por divisão binária ou bipartição: a célula aumenta de tamanho e o DNA se duplica; em seguida, a célula se divide, ficando uma cópia do DNA para cada célula-filha.

Esse processo origina uma população de indivíduos geneticamente iguais, chamados clones. Outra forma de reprodução é por conjugação.

Resumo do Conteúdo
Nesse texto você aprendeu que:

  • As bactérias são organismos unicelulares.
  • Nem todas as bactérias são patogênicas.
  • As bactérias podem ser classificadas em: cocos, bacilos e espirilos. E ainda se unirem formando estafilococos ou estreptococos.
  • As bactérias são muito importantes para o equilíbrio do ecossistema, pois elas realizam a decomposição da matéria orgânica.
  • São duas as formas de reprodução das bactérias: divisão binária ou conjugação.

Exercícios resolvidos

1- Podemos afirmar que todas as bactérias são prejudiciais aos seres humanos? Por que?
R: Não. Pois nem todas as bactérias são patogênicas. Algumas, inclusive, vivem em nosso organismo nos beneficiando.
2- Cite 3 doenças causadas por bactérias.
R: Pneumonia, sífilis e tuberculose.
3- Uma pessoa que teve contato com água de enchente, em sua cidade não há rede de esgoto e drenagem de águas de chuva. Essa pessoa apresenta os seguintes sintomas: febre, dor de cabeça e dores musculares. Isso indica um possível caso de...
R: Leptospirose.
4- Cite algumas características das bactérias.
R: São organismos formados por uma única célula, não apresentam um núcleo individualizado e possuem parede celular.
5- Uma bactéria de formato arredondado, esférico, recebe qual nome?
R: Coco.

*Natália Duque é Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Referências

» GOMES, CM da A. A biologia molecular e os procariontes. Acção de Formação” Biologia Molecular e a Humanidade” do Projecto” TRENDS, 1998.

» NAKANO, Vania Ayaka. Micropropagação de espécies de helicônia, caracterização morfológica e identificação molecular de bactérias contaminantes. 2008. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.