Publicado por André Luiz Melo

Não é muito difícil, na língua portuguesa, ocorrer de alguém trocar alguma sílaba quando vai escrever palavras que possuem determinada sílaba com pronúncia parecida com a de outra sílaba que é diferente na escrita. Entre os casos mais comuns de se evidenciar tal constatação é quando se troca, indevidamente na escrita de algumas palavras, o “x” por “ch”, o “s” por “z” e viceversa.

Entretanto, o caso que tratamos nesta publicação diz respeito a duas vogais: “o” e “u”. Vejamos atentamente as palavras “mágoa” e “tábua”. É óbvio que tanto na escrita como no significado, ambas não têm relação alguma. Mas, você deve ter notado que há uma ligeira semelhança na pronúncia do “o” e do “u”, respectivamente, deixando a impressão de que a primeira palavra é escrita com “u” ao invés do “o”.

Por isso mesmo que, apesar de determinadas “semelhanças” na pronúncia de algumas palavras, é importante que se compreenda e se tenha atenção para as regras e especificidades de cada grupo a que pertencem, inclusive em casos semelhantes ao que citamos há pouco.

Ou seja, nunca se deve trocar “o” por “u” em palavras escritas com “o” mas que na pronúncia parecem ser escritas com “u”. De tal modo que é essencial ficar atento(a) para com as palavras mais comuns de ocorrer esse tipo de engano. Confira na lista a seguir:

As vogais O e U

Foto: Reprodução

Palavras escritas com O (pronúncia parecida com U)

amêndoa
amontoar
engolir
goela
mágoa
moela
mochila
moleque
nódoa
polenta
mosquito
toalete
tossir
tostão
zoar

Palavras escritas com U

bônus
bueiro
camundongo
cutia
embutir
entupir
jabuti
jabuticaba
mandíbula
tábua
tabuada
tabuleiro
urtiga

Palavras parônimas

Lembra-se das palavras parônimas, aquelas que são semelhantes na escrita e na pronúncia, mas que apresentam significados distintos? Então. Nesse grupo também figuram inúmeras palavras escritas com as vogais “o” e “u” e que são parônimas. Eis a importância de tomar nota de alguns exemplos e ter atenção redobrada no assunto. Vejamos a seguir:

  • Comprimento (extensão)
    O comprimento do vestido é longo.
  • Cumprimento (saudação)
    O aniversariante recebeu vários cumprimentos.
  • Soar (emissão de som)
    A campainha do colégio já soou, é hora do recreio.
  • Suar (transpirar)
    Suamos muito quando jogamos bola.
  • Sortir (abastecer)
    A geladeira está sortida de guloseimas deliciosas.
  • Surtir (resultar)
    A conversa com a professora surtiu no bom resultado que obtive na prova.

Veja mais!