Publicado por Anna de Cássia

Os Assírios foram um dos povos mais temidos do Oriente nos tempos mais antigos. Eles viviam na região norte da Mesopotâmia, às margens do rio Tigre. A primeira capital dos Assírios se chamava Assur, era uma cidade em homenagem à principal divindade que eles cultuavam.

Assírios – Os temíveis povos da antiguidade

Foto: Reprodução

Por que os Assírios eram muito temidos?

Eles eram tão temidos porque tinham uma fama de crueldade extrema. Nas guerras eles eram muito violentos, e quando venciam, eram muito cruéis com os povos conquistados. Quando eles conquistavam um lugar, transformavam em escravos todos aqueles que moravam lá. Também apedrejavam, torturavam e cortavam vários membros do corpo desses povos, como braços e pernas.

Além disso, eles dominaram muito cedo as técnicas de utilização de minerais como o ferro, e assim conseguiram fabricar muitas armas de luta, como facas e espadas. As armas dos assírios eram mais resistentes que a dos seus inimigos, e por isso eles ganhavam quase todas as guerras, e ao longo dos séculos se tornaram um Estado militarizado muito forte.

O exército assírio era formado por arqueiros e lanceiros, que viajavam em carros de guerra e cavalos. Entre os séculos IX e VII a.C. eles conseguiram expandir seu império desde a Ásia menor (atualmente é onde se localiza a Turquia) até o golfo Pérsico, de no sentido oeste foram até o Egito e a Palestina.

Organização da sociedade

A sociedade deles era organizada em forma de pirâmide, onde as pessoas mais importantes e poderosas ficavam em cima, e os mais pobres ficavam em baixo, na base da pirâmide.

No topo se encontravam os militares e os sacerdotes, eles eram as pessoas mais importantes do império. Abaixo deles estavam os trabalhadores e camponeses, que tinham que pagar muitos impostos para sustentar os sacerdotes e militares. Abaixo dos trabalhadores estavam os escravos, que trabalhavam principalmente nas obras do estado (construindo estradas, esgotos, pontes, etc.)

Apogeu e declínio dos Assírios

Durante o século VII a.C. se deu o ápice desse povo, durante os reinados de Senaqueribe (705 – 681 a.C.) e Assurbanipal (668 – 631 a.C.). Senaqueribe transferiu a capital de Assur para Nínive. Lá na nova capital Assurbanipal construiu uma grande biblioteca, que continha milhares de textos babilônicos em placas de argila (na época ainda não existia papel).

Em 612 a.C. Assurbanipal morreu, e com isso império enfraqueceu. Os povos vizinhos, chamados Medos e Caldeus, se juntaram e aproveitaram o enfraquecimento para destruir Nínive. Depois destruíram todo o Império Assírio. Deram início à dominação do Segundo Império Babilônico.

Veja mais!