Por Priscila Melo em 26/09/2014

Na língua portuguesa existem vários sinais gráficos, todos muito importantes, pois cada um deles possui uma determinada função. As vezes surgem algumas dúvidas quanto ao uso e também à origem deles. Você provavelmente já deve ter ouvido falar no asterisco, não é mesmo? Mas para que serve esse sinal? Qual a sua função na língua portuguesa? Vamos descobrir isso agora!

O asterisco é um sinal gráfico que lembra o formato de uma pequena estrela (*), assim como quase todas as palavras da nossa língua, o asterisco vem do Latim: asteriscum que significa “estrelinha”. Geralmente é usado para marcar referência no rodapé de um texto, mas o asterisco possui muito mais utilidade do que você imagina. Ele pode variar quanto ao seu formato, em alguns apresenta cinco pontas e em outros seis pontas.

Asterisco – O que é e para que serve?

Foto: Reprodução

Suas funções

Este sinal gráfico serve para destacar alguma coisa, ele valoriza o termo ou palavra. É considerado um caractere coringa na informática, isso acontece pois ele pode substituir qualquer caractere nas ferramentas de busca. Também é usado na linguagem matemática para representar algum outro símbolo de forma genérica, pode substituir até o “x” que é usado como sinal de multiplicação.

Quando deve ser usado?

De acordo com a gramática, o asterisco é usado depois e em cima de uma palavra para se fazer alguma citação ou comentário sobre o termo em uma nota de rodapé, para quem não sabe, a nota de rodapé é uma anotação colocada ao pé de uma página de um livro, ou documento, acrescentando um comentário de referência ou uma fonte de alguma parte do texto.

  • Se o asterisco aparecer em uma sequência três vezes (***), ele estará indicando uma omissão ou alguma lacuna em um texto, isso ocorre principalmente quando esse sinal está substituindo um substantivo próprio. Veja: O menor *** foi detido pois estava com porte ilegal de armas.
  • Quando o asterisco aparecer antes e no alto da palavra, significa que está representando um vocábulo que a existência é provável, mas não é comprovada. Veja o exemplo: Parecer, que vem do latim *parescere.
  • Se o asterisco estiver antes de uma frase, significa que ela é agramatical, ou seja, é uma frase que não está de acordo com as regras gramaticais.

Fique atento na hora de pronunciar ou escrever essa palavra, pois é muito comum que as pessoas falem ou escrevam asterístico, porém a palavra correta é asterisco.