Português

Asterisco – O que é e para que serve?

Na língua portuguesa existem vários sinais gráficos, todos muito importantes, pois cada um deles possui uma determinada função. As vezes surgem algumas dúvidas quanto ao uso e também à origem deles. Você provavelmente já deve ter ouvido falar no asterisco, não é mesmo? Mas para que serve esse sinal? Qual a sua função na língua portuguesa? Vamos descobrir isso agora!

O asterisco é um sinal gráfico que lembra o formato de uma pequena estrela (*), assim como quase todas as palavras da nossa língua, o asterisco vem do Latim: asteriscum que significa “estrelinha”. Geralmente é usado para marcar referência no rodapé de um texto, mas o asterisco possui muito mais utilidade do que você imagina. Ele pode variar quanto ao seu formato, em alguns apresenta cinco pontas e em outros seis pontas.

Asterisco – O que é e para que serve?

Foto: Reprodução

Suas funções

Este sinal gráfico serve para destacar alguma coisa, ele valoriza o termo ou palavra. É considerado um caractere coringa na informática, isso acontece pois ele pode substituir qualquer caractere nas ferramentas de busca. Também é usado na linguagem matemática para representar algum outro símbolo de forma genérica, pode substituir até o “x” que é usado como sinal de multiplicação.

Quando deve ser usado?

De acordo com a gramática, o asterisco é usado depois e em cima de uma palavra para se fazer alguma citação ou comentário sobre o termo em uma nota de rodapé, para quem não sabe, a nota de rodapé é uma anotação colocada ao pé de uma página de um livro, ou documento, acrescentando um comentário de referência ou uma fonte de alguma parte do texto.

Fique atento na hora de pronunciar ou escrever essa palavra, pois é muito comum que as pessoas falem ou escrevam asterístico, porém a palavra correta é asterisco.