Publicado por Ana Ligia

Algumas vezes, as férias escolares de julho são um grande problema para os pais e mães que não podem tirar folga nessa temporada. Além de ser um período mais frio e chuvoso, o que dificulta a realização de algumas atividades que normalmente são feitas no verão. Por isso, separamos 10 ocupações que poderão ser feitas nas férias do meio do ano.

Atividades para se divertir durante as férias do meio do ano

Foto: Depositphotos

Cozinhe

Chame seu (a) filho (a) para ajudar no preparo das refeições e faça comidas com pizza ou sanduíche. Além de realizar uma atividade prazerosa junto ao seu (a) pequeno (a), você ainda dará lições de independência. Você pode pedir para que ele (a) separe os ingredientes durante o dia, para gerar uma expectativa.

Faça pipa/papagaio

Aproveite que julho é uma época com mais ventos e faça uma pipa/papagaio com seu (a) filho (a). Mas, obviamente, a atividade só poderá ser realizada se o dia não for de chuva, só com ventanias.

Alguns cuidados devem ser tomados ao soltar pipa, como a distância de fios elétricos.

Leitura e contação de histórias

Aproveite o tempo para estimular a leitura e a imaginação do seu (a) filho (a). Mas lembre-se que você deve ser o maior exemplo para ele (a), então leia o livro junto com ele ou pelo menos leia um livro para você enquanto o (a) pequeno (a) lê o dele (a). Procure fazer isso no mesmo ambiente.

Monte peças teatrais

Aproveite as leituras que seu (a) filho (a) fez para, a partir delas, vocês montarem uma peça teatral para apresentar para toda a família. Ou quem sabe até mesmo vocês podem juntos criar uma história nova. Estimule a criatividade dele (a).

Faça uma noite de cinema

Faça essa atividade ser um pouco diferente do que o de costume. Se normalmente seu filho frequenta cinemas, faça uma sessão em casa, com direito a cobertores, pipoca e toda a família.

Se essa já é um hábito normal e frequente da sua casa, faça o oposto e leve sua família para uma noite no cinema.

Monte um acampamento em casa

Julho é um período complicado para viajar. Tanto porque a maioria dos pais ainda estão trabalhando e porque é uma época chuvosa e fria. Mas quem disse que é preciso sair de casa para, por exemplo, montar um acampamento?

Monte sua barraca no meio da sala. Simule um acampamento real, com tudo que ele tem direito. Feche as cortinas, apague as luzes e ascenda uma lanterna e asse uns marshmallows.

Visite uma biblioteca

Geralmente as bibliotecas possuem recreadores e atividades nessa época do ano.

Festa do pijama

Convide alguns amigos (as) do seu (a) filho (a) e garanta muita diversão na hora de dormir. Você pode combinar com os pais do coleguinha, para que a atividade varia de casa a cada final se semana.

Guerra de bexigas

Dá para se divertir e brincar muito também nos dias chuvosos. Aproveite a água da chuva e faça bexiga de água e brinque de guerrinha. Você pode fazer essa atividade, inclusive, em baixo da chuva, dando ainda mais emoção e felicidade.

Campeonato de vídeo game

Aproveite para se aproximar do seu (a) filho (a) com uma atividade que ele (a) provavelmente adora. Junte toda a família e prepare um campeonato de vídeo game, com direito a premiação e tudo mais.

Veja mais!