Por Priscila Melo em 27/06/2014

Quando começamos a estudar química, um dos primeiros assuntos são os átomos e as moléculas. Provavelmente você já deve ter ouvido na sala de aula ou em algum livro de química que uma molécula de água é formada por dois átomos de oxigênio e um átomo de hidrogênio. Mas aí que surge a dúvida, você sabe o que são átomos e moléculas?

Átomos e moléculas

Foto: Reprodução

Os átomos e suas características

Os átomos são partículas muito pequenas e estão presentes em tudo que existe ao nosso redor. Eles são tão pequenos que em um grão de areia existem mais átomos do que o número de folhas de todas as árvores do mundo. Deu para perceber o quanto eles são minúsculos?

O formato dos átomos é sempre o mesmo, eles possuem o núcleo, que fica no centro e é constituído por prótons (que são partículas de carga positiva) e nêutrons (que são partículas de carga neutra). Ao redor do núcleo temos os elétrons (que são partículas de carga negativa), estes giram ao redor do núcleo em diferentes trajetórias chamadas órbitas.

O que diferencia um átomo do outro é a quantidade de partículas que o compõe. Nos dias de hoje conhecemos 118 átomos de elementos químicos diferentes, alguns desses foram produzidos em laboratórios. Quando os átomos se unem e ficam bem juntinhos acabam formando os materiais que conhecemos. Sabe aquelas propagandas luminosas que você vê nas ruas? Elas estão cheias de átomos de neon. Os balões de festas infantis, aqueles que quando você solta saem voando, eles são cheios de gás hélio, que é formado por vários átomos.

Número e peso atômico

Você já pensou em como podemos contar e pesar um átomo? O que você acha que seria exatamente número e peso atômico?

O número atômico de um elemento é o número de prótons que existem no núcleo de um átomo. Como os átomos são eletricamente neutros, o número de prótons (carga positiva) é igual ao número de elétrons (carga negativa).

O peso atômico, também conhecido como massa atômica relativa, de um elemento é o número de vezes que um átomo daquele elemento é mais pesado que um átomo de hidrogênio. Dessa forma podemos dizer que o peso atômico do hidrogênio equivale a uma unidade.

Formando moléculas

Agora que você entendeu o que é um átomo vai ficar bem mais fácil de entender o que é uma molécula e como ela se forma.

As moléculas se formam quando os átomos do mesmo elemento ou até de diferentes elementos se combinam. Da mesmo forma que o átomo, a molécula também é uma partícula muito pequena. Podemos dizer ainda que a molécula é a menor partícula de uma substância que pode existir de forma independente. Vamos ver alguns exemplos?

  • Dois átomos de oxigênio se combinam para formar uma molécula de oxigênio (O2).
  • Um átomo de carbono se combina com dois átomos de oxigênio para formar uma molécula de dióxido de carbono (CO2).