Publicado por Anna de Cássia

Você sabe o que significa quando dizemos que uma palavra é um aumentativo? Não? Aposto que você já utilizou vários aumentativos e nem percebeu. Mas não se desespere, você não é a única pessoa do mundo a passar por essa situação, tenho certeza que não é nem a única pessoa da sua escola. Você vai aprender de uma forma super fácil e divertida tudo sobre os aumentativos.

Aumentativo

Foto: Reprodução

O que são aumentativos?

Aumentativos são palavras que utilizamos quando queremos dar a entender que alguma coisa é grande, exagerada, maior que o normal. Utilizamos palavras em aumentativo apenas nos casos em que o objeto, pessoa, animal, ambiente ou situação a que nos referimos é maior do que o considerado padrão.

Por exemplo, quando encontramos na rua uma casa muito grande, nós chamamos de “casarão”. E quando vimos um carro maior que o normal, chamamos de carrão. E uma mulher, quando ela é muito grande podemos chama-la de mulherão ou mulherona.

Como se forma um aumentativo?

Aumentativo é um possível grau do substantivo. Como assim? Substantivo são todas as palavras que dão nome às coisas e às pessoas. O substantivo pode ser dividido em três graus: normal, diminutivo e aumentativo. Por exemplo: casa (normal), casinha (diminutivo) e casarão (aumentativo).

O regular é utilizarmos o radical da palavra, acompanhada do sufixo “ão”, do sufixo “aço” ou até mesmo do sufixo “ona”. Porém, existem também algumas palavras irregulares que possuem um aumentativo bem estranho e diferente.

Por exemplo, o aumentativo de livro é livrório, o aumentativo de lenço é lençalho, o aumentativo de pedra é pedregulho, o de navio é naviarra. Existem muitos outros aumentativos estranhos, não dá para falar todos aqui.

Veja alguns exemplos de aumentativos regulares:

  • Peixe – peixão
  • Dente – dentão
  • Cachorro – cachorrão
  • Rapaz – rapagão
  • Voz – vozeirão
  • Panela – panelão ou panelona
  • Criança – criançona
  • Animal – animalão ou animalaço
  • Amigo – amigão ou amigaço
  • Jornal – Jornalaço

Outras formas de aumentativo

Nem sempre quando queremos falar que alguma coisa é grande nós precisamos colocar o “ão” no final da palavra.  Ao dizermos “essa casa é enorme” ou “essa casa é muito grande”, estamos dando um sentido aumentativo para casa, sem utilizar do “ão”.

Portanto, sempre que você tiver dúvidas sobre qual sufixo usar no aumentativo da palavra (Quem tem muito dinheiro é ricão ou ricaço?), prefira utilizar esta técnica aqui que é bem mais fácil e não tem erro (Ele é muito rico).

Veja mais!