Publicado por Natália Petrin

O que são bacias?

Neste caso, não estamos falando de bacia das que normalmente vemos usarem para limpar a casa, mas sim das bacias hidrográficas. Essas, também conhecidas como bacias de drenagem, são porções da terra que são drenadas por um rio principal, seus afluentes e subafluentes.

Brasil e as bacias

Com um grande número de rios, o Brasil, de acordo com o Conselho Nacional de Recursos Hídricos, possui 12 regiões hidrográficas grandes. Entre elas, temos a Bacia do Atlântico Leste.

Bacia do Atlântico Leste

A bacia conhecida como Bacia do Atlântico Leste possui uma extensão de aproximadamente 374,7 mil quilômetros quadrados, ou seja, 4% da área total do país, e está presente nos estados do Brasil de Sergipe, Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo, sendo que engloba 526 municípios. Alguns centros importantes para o Brasil encontram-se nessa região, como a região metropolitana de Salvador e Aracaju.

Bacia do Atlântico Leste

Foto: Reprodução

Os principais rios são Rio Pardo, Rio Salinas, Rio Paraguaçu, Rio Jequitinhonha, Rio Vaza-Barris e Rio de contas que abastecem mais de 520 municípios – 14 milhões de pessoas, aproximadamente -, e a sua vazão média é de cerca de 1.400,43 m³/s – cerca de 1% do total do Brasil.

Biomas e clima

Apesar de ter uma grande variedade de biomas, a região hidrográfica Bacia do Atlântico Leste possui alguns que se destacam. São eles a Mata Atlântica, a Caatinga, o Cerrado, além da presença das vegetações costeiras e manguezais.

A Mata Atlântica, no entanto, devido a pressão antrópica grande que a região sofreu em sua existência, encontra-se ameaçada. Isso devido à expansão da cultura de cana de açúcar, dos territórios de caatinga para atividades pecuárias e da expansão urbana.

O clima da região é Tropical, quente e úmido com uma temperatura média anual de 27°C, tendo uma amplitude térmica baixa (entre 22°C e 32°C). A região apresenta chuvas abundantes e bem distribuídas.

Os problemas da Bacia

Os problemas de ordem socioambiental presentes na Bacia do Atlântico Leste foram causados principalmente pela ocupação humana e pela realização de atividades econômicas na região. Entre as atividades, as principais são a pecuária e a mineração, que precisam da utilização de produtos químicos que, consequentemente, acabam poluindo os rios dessa Bacia.

Veja mais!