Publicado por Priscila Melo

Quando falamos de hidrografia lembramos logo das bacias hidrográficas. Mas você sabe o que é uma bacia hidrográfica e quais são as regiões hidrográficas que existem em nosso país? Veja agora um pouco mais sobre a Bacia do Parnaíba, que é uma das três grandes bacias sedimentares do nosso país.

Bacia do Parnaíba

Foto: Reprodução

Bacia hidrográfica

Uma bacia hidrográfica, que também pode ser chamada de bacia de drenagem, é o conjunto de terras drenadas por um rio principal, seus afluentes e subafluentes.

Em nosso país, segundo o CNRH (Conselho Nacional de Recursos Hidrográficos), que é o órgão responsável pelo planejamento e uso consciente da água em nosso país, existem12 regiões hidrográficas.

Características da Bacia do Parnaíba

A Bacia do Parnaíba ocupa uma área de aproximadamente 334 mil quilômetros quadrados, isso significa que cerca de 4% da área total do nosso país é ocupada por essa Bacia. Mas mesmo possuindo uma grande extensão do rio Parnaíba e seus afluentes, essa região é caracterizada pelos índices críticos de abastecimento de água, rede de saneamento básico e tratamento de esgoto.

É importante lembrar que essa região da Bacia do Parnaíba possui grandes reservatórios de água subterrânea (também conhecidos como aquíferos), que se forem explorados podem fornecer água para a população.

Onde se encontra e seus afluentes?

A bacia do Parnaíba está presente nos estados do Piauí, Maranhão e ainda em alguns trechos do estado do Ceará. O sei bioma e bem variado, se inicia com a Caatinga, passa pela floresta tropical e termina na área de vegetação litorânea.

O principal rio desta bacia é o Parnaíba, que possui extensão de mil e quatrocentos quilômetros. Entre os maiores afluentes desta bacia e outros mais.

Bacia sedimentar

Como já foi dito anteriormente, a Bacia do Parnaíba é uma das três maiores bacias sedimentares que existem no Brasil. Mas o que seria uma bacia sedimentar? Você sabe?

A área marginal se precipita, indo depositar-se no fundo do rio, a medida em que as pedras, a areia e os demais corpos vão se juntando e sendo soterrados, sofrem um aumento de pressão e de temperatura, formando assim, conjuntos de rochas sedimentares.

A importância da Bacia do Parnaíba

A bacia do Parnaíba fornece água para uma população de mais de 3,6 milhões de pessoas. Os rios que compõem essa bacia também são muito importantes para a realização de atividades econômica, principalmente para a agropecuária e a piscicultura (criação de peixes).

Veja mais!