Publicado por Anna de Cássia

O que é uma bacia hidrográfica?

Bacia hidrográfica é uma região da superfície da Terra que possui vários rios, sendo um principal e outros menores que se ligam a ele, e são, por isso, chamados de afluentes. Esses rios afluentes são normalmente bem pequenos e jogam suas águas no rio maior, que por sua vez tem sua foz no oceano.

O Brasil é um país enorme e cheio de rios. Possuímos doze bacias hidrográficas, dentre elas podemos citar alguns exemplos, como a Bacia Amazônica, Bacia de São Francisco, e também a Bacia Tocantins-Araguaia.

Bacia Tocantins-Araguaia

Bacia Tocantins-Araguaia

Foto: Reprodução

Essa bacia ocupa certa de 11% do território brasileiro, que corresponde a 967 km². Ela é a maior bacia hidrográfica exclusivamente brasileira – já que a maior bacia, a Amazônica, pertence também a outros países.

Por onde passa a Bacia Tocantins-Araguaia?

Essa enorme bacia passa pelos seguintes estados:

  • Maranhão
  • Pará
  • Tocantins
  • Goiás (e Distrito Federal)
  • Mato Grosso

Rios que fazem parte da Bacia Tocantins-araguaia

Os dois principais rios dessa bacia são o tio Tocantins e o tio Araguaia. O rio Tocantins nasce em Goiás e percorre cerca de 1900 km, até chegar ao rio Araguaia que é onde ele despeja suas águas. O rio Araguaia, por sua vez, percorre 2600 km, até chegar à sua foz no Oceano Atlântico.

Importância

Essa bacia é muito importante para o Brasil, pois existem 8 milhões de pessoas que moram próximas à bacia e dependem dela para viver. É a água desses rios que eles utilizam para regar suas plantações, lavar roupa, cozinhar, tomar banho, etc.

É também muito importante para o Brasil por causa de seu grande potencial hidrelétrico: por possuir muitos planaltos, foi a bacia perfeita para a construção de várias hidrelétricas, como a Tucuruí, Serra da Mesa e Canabrava, dentre outras. Essas hidrelétricas produzem energia elétrica que abastece milhões de pessoas em todo o Brasil.

A poluição

Infelizmente, os rios dessa bacia estão muito poluídos. A culpa disso é da agropecuária e da mineração que se utiliza de suas águas e acaba sujando-as. No Complexo Mineral de Carajás, por exemplo, acontece a extração de alguns metais como outro, core, níquel, manganês e minério de ferro. Para essa extração são utilizados alguns produtos químicos, que quando entram em contato com a água acabam poluindo. A água poluída, além de matar alguns dos animais que vivem dentro do rio, ainda corre o risco de contaminar os humanos.

Veja mais!