Publicado por Pollyana Batista

“A leitura engrandece a alma”. A famosa frase de Voltaire, filósofo iluminista francês, cita como esse hábito é importante não só para o desenvolvimento da mente, como também para outros aspectos da nossa vida. Os benefícios da leitura são amplos e cientificamente comprovados.

Ler faz bem para indivíduos de todas as faixas etárias. O costume tem reflexos diretos em áreas que as pessoas desejam aprimorar. Conheça agora as vantagens da leitura para diferentes finalidades e fases da vida.

Os benefícios da leitura para as pessoas

Leitura é boa para bebês

Quando uma pessoa ler para um bebê, mesmo que ele não entenda nada, está estimulando o seu desenvolvimento. Por meio dela, o bebê terá contato com números, letras, cores e formas. O som das palavras, mesmo que não tenham significados, estimula a memória e introduz o pequeno no vocabulário da língua materna.

A leitura é uma grande oportunidade de introduzir novos idiomas, culturas e histórias

Esse hábito vai garantir muito mais estímulos para o cérebro da criança (Foto: depositphotos)

É importante que antes de começar a falar, o bebê já tenha ouvido todos os sons do seu idioma, assim fica mais fácil para a sua pronúncia quando ele começar a balbuciar as primeiras frases.

Ler é um ótimo estimular a primeira infância

Crianças em desenvolvimento precisam ter o hábito da leitura em suas vidas. Até os seis anos, as pesquisas científicas afirmam que o cérebro está totalmente aberto para novas informações.

Portanto, é uma grande oportunidade de introduzir novos idiomas, culturas e histórias. Tudo isso, sem interferir nos hábitos infantis delas. Por isso, é preciso criatividade e dedicação para que a leitura seja um hábito nessa fase da vida. Ela vai garantir muito mais estímulos para o cérebro da criança.

Veja também: O Dia Nacional da Poesia: 31 de outubro

Ler acalma e combate a depressão

A adolescência é uma fase meio conturbada da vida de todos nós. Todas as transformações implícitas acabam mexendo muito com o psicológico e causando mudanças comportamentais.

A leitura pode auxiliar o adolescente com problemas de convivência social ou até mesmo para aqueles que ficam muito agitados ou tristes a encontrarem abrigo seguro nos livros. Além disso, é uma forma incrível de introduzir o amadurecimento.

Veja também:  Você sabia que faz bem incentivar o hábito da leitura entre as crianças?

A leitura ajuda na ascensão profissional

Quem ler mais, tende a ser mais comunicativo e proativo. Essas características são fundamentais para as pessoas que querem crescer profissionalmente. A leitura melhora o vocabulário e estimula o cérebro de uma maneira formidável.

Por incrível que pareça, os personagens dos livros (fictícios ou reais) podem estimular as pessoas a tomarem as suas próprias decisões. Ler também aumenta a empatia, concentração, reduz o estresse, diminui o preconceito e apresenta diversas outras culturas.

Ler combate problemas de saúde

Está mais do que provado que o hábito da leitura combate dois grandes problemas da velhice: o Alzheimer e demência. Isso acontece pois o costume de ler funciona como um exercício para o cérebro e o faz funcionar mais e melhor.

Veja também:  5 dicas de como introduzir a leitura na rotina das crianças

Sabe quando você vai para a academia e vê seus músculos ficarem mais firmes e fortes? Assim funciona o universo da literatura para o nosso cérebro. É como uma malhação.

Ler abre portas

Tão importante como o cinema ou a música, a literatura é capaz de funcionar como uma terapia. Ela melhora a atividade cerebral e isso tem reflexos diretos na forma como você se comporta diante das dificuldades do dia a dia.

A longo prazo, você se tornará uma pessoa mais inteligente e com mais conteúdo. Essa postura lhe coloca à frente dos demais que se sentem inseguros. A segurança abre portas, inclusive para relacionamentos amorosos e conquistas profissionais.

Com tantos benefícios assim, você está esperando o que para começar a ler hoje?

Veja mais!