Publicado por Pollyana Batista

A matemática e todos os seus cálculos, números, lógicas e fórmulas é a disciplina vilã de muitos estudantes. Porém, se por um lado ela é difícil, por outro ela atua em regiões do cérebro que ajudam os alunos em áreas inimagináveis. Descubra quais são os benefícios de estudar matemática agora.

A matemática surgiu há milhares de anos. Os registros mais antigos encontrados são papiros que datam 4.800 anos atrás. Ao que tudo indica os números funcionavam como uma receita para fabricar pães destinados a rituais religiosos.

Com o passar dos anos, a matemática foi se modernizando e cada povo antigo deu a sua contribuição para que ela se tornasse o que é hoje: um estudo fundamental. Veja as vantagens de estudá-la.

Os benefícios de estudar matemática são inúmeros, à começar pela concentração

Você pode pode aprender matemática brincando (Foto: depositphotos)

Matemática e seus benefícios no dia a dia

Se você é daqueles estudantes que sempre se pergunta qual é o motivo de estudar matemática, eis a resposta: ela ajuda no dia a dia. Então, mesmo que você não queira ser um professor da disciplina ou um teórico, engenheiro ou qualquer outra profissão que utilize os números, você precisa ter conhecimento prévio dos cálculos para lidar com dinheiro, prazos, compras, vendas, etc.

Matemática auxilia na concentração

Sabe aquela impaciência e vontade de ficar o tempo todo mexendo em algo ou correndo para lá e pra cá? A matemática lhe ajuda a ficar mais concentrado nas atividades.

Veja tambémAprendendo a tabuada de multiplicação do 9

Ao se deparar com números, fórmulas e contas, você precisa prestar atenção para não errar os resultados. Isso vai acalmar o seu corpo enquanto a sua mente trabalha. Consequentemente, isso vai lhe ajudar em outras disciplinas e nos afazeres fora da escola.

Matemática tem tudo a ver com computadores

Você é um aficionado por computadores, games etc? Saiba que a matemática é a mãe de toda a tecnologia. Estudar matemática é como abrir as portas da mente para entender melhor a informática e os meios eletrônicos. Criar um jogo virtual ou desenvolver um aplicativo irado só será possível se você dominar bem os números.

Matemática estimula a descoberta

Quando estamos diante de um cálculo difícil, dá vontade de desistir. Mas se você perseverar vai perceber que com paciência, dedicação e foco você vai conseguir concluir. Seu professor pode ser um grande amigo nessas horas e lhe conduzir para a conclusão do cálculo.

Depois que você descobrir que é capaz, vai perceber que a matemática é super interessante e há muitas descobertas a serem feitas.

Veja tambémConheça a história dos números e algarismos

Matemática deixa as brincadeiras mais divertidas

O que a matemática tem a ver com diversão? Tudo! Existem milhares de brincadeiras que usam a matemática e a lógica como princípios. Só alguns exemplos para você perceber que estudar matemática vai deixar sua vida mais divertida: jogo da memória, batalha naval, banco imobiliário, Lego, Dominó, quebra-cabeça entre outros.

Matemática incentiva a independência

Sabe aquela vontade de crescer rápido e fazer suas coisas mais independentemente? Isso pode ser um dos benefícios de estudar matemática.

Conseguir calcular sozinho os números e desenvolver fórmulas para resolver problemas matemáticos incentiva a sua independência. Afinal, saber encontrar soluções para problemas não é só um evento matemático, mas uma situação que se leva para a vida. Estude matemática! Você não vai se arrepender!

Veja também: Aprendendo sobre a utilidade das frações no dia-a-dia

Veja mais!