Publicado por Priscila Melo

O bioma é um conjunto de vários tipos diferentes de ecossistemas que possuem algum nível de semelhança. São as populações dos organismos da fauna e da flora interagindo entre eles e também com o ambiente físico. Existem vários tipos de bioma e o que iremos conhecer hoje é o bioma Pantanal.

Bioma Pantanal

Foto: Reprodução

Localização

O Pantanal é considerado como uma das maiores extensões úmidas do planeta. Chega a ocupar uma área de aproximadamente 250 mil km2, quase 2% de todo o território brasileiro. Apenas dois estados do nosso país apresentam esse bioma, são eles: o Mato Grosso, que chega a ocupar aproximadamente 7% desse estado, e o Mato Grosso do Sul, que chega a ocupar aproximadamente 25% desse estado. Esse bioma também faz parte dos territórios da Bolívia e do Paraguai.

Características

O Pantanal reuni várias espécies que podem ser encontradas em outras regiões e também apresentam diversos tipos de paisagens que dependendo do tempo ou da localidade, se parecem com a Amazônia, a Caatinga ou o Cerrado. Essa região também é chamada de Complexo do Pantanal.

As águas da planície do Pantanal seguem diretamente em direção ao rio Paraguai, que tem uma bacia hidrográfica com altitudes pouco elevadas. Já os rios que abastecem o Pantanal vêm de regiões bem altas, e é por este motivo que as águas acumulam-se com facilidade. Consequentemente transformando o Pantanal em uma grande planície de inundação, principalmente nos períodos em que há mais chuvas.

A fauna e a flora

A fauna dessa região é muito diversificada e rica. Como já foi dito anteriormente, o Pantanal reuni uma grande uma grande variedade de espécies que podem ser encontradas em outras regiões. É considerada a zona que possui a maior concentração de animais por quilômetro quadrado. Existem aproximadamente 700 tipos de aves, 1300 espécies de borboleta, 80 tipos de mamíferos, 50 tipos de répteis e 280 espécies de peixes. Além destes há ainda uma infinidade de mosquitos, formigas, cupins e aranhas.

A flora possui mais de 1500 tipos de vegetação diferentes. Como você já sabe, algumas partes dessa cobertura vegetal se assemelham muito com outros tipos de paisagens brasileiras. Neste bioma encontramos plantas hidrófila e xerófilas, além dos buritis, gramíneas e inúmeros tipos de plantas.

Veja mais!