Publicado por Priscila Melo

Você já ouviu falar em Biosfera? Essa palavra começou a ser utilizada por volta de 1920. Até o momento não existem comprovações de que há outro lugar no Universo, além do nosso planeta, em que seja possível ter vida. E o local onde há vida em nosso planeta se chama Biosfera.

Biosfera – O que é?

Foto: Reprodução

A Biosfera é a camada da Terra onde acontece a vida, é nela que os seres vivos habitam. O planeta Terra é o único em que há vida e isso se dá devido à luz e calor do Sol, a água na forma líquida e ao ar. Esses são os elementos essenciais para sobrevivermos. Existe um ciclo de vida do qual todos os seres vivos fazem parte, neste ciclo os seres nascem, crescem, se reproduzem, morrem e se decompõem.

Definição

A palavra Biosfera vem de Bio = vida e Esfera = Camada, espaço, esfera. Dessa forma entende-se que Biosfera é o espaço que possui vida na Terra. A Biosfera representa a camada da Terra que é habitada pelos seres vivos.

As divisões da Terra

A Terra pode ser dividida em quatro partes:

  • Litosfera: é a parte sólida, formada por uma grande variedade de rochas que geralmente fica coberta pelo solo.
  • Hidrosfera: é a parte em que se encontram as águas do planeta, formada pelos lagos, rios, mares, oceanos e lençóis freáticos.
  • Atmosfera: é a camada de ar que envolve o planeta, formada por gases (nitrogênio, oxigênio, gás carbônico, gases nobres e vapor d’água).
  • Biosfera: é o conjunto desses componentes com os seres vivos, são as regiões habitadas do planeta.

Ecossistemas

A Biosfera é formada pelo conjunto de todos os ecossistemas da Terra. Além de fazerem parte dela todos os seres vivos, os seus habitats também fazem parte desse conceito. Esses ecossistemas são constituídos por fatores bióticos (plantas, animais, microrganismos) e abióticos (água, luz, solo, vento).

Todos os ecossistemas que estão presentes desde as mais altas montanhas até as profundezas dos mares fazem parte da biosfera. E nestes locais as condições ambientais também variam, fazendo com que o ecossistema se divida em dois tipos: o ecossistema terrestre e o aquático.

Os seres vivos se distribuem pelos ecossistemas de acordo com o clima e se adaptam ao ambiente para sobreviver. O clima é muito importante no habitat dos seres vivos, pois é ele que interfere nas chuvas, na quantidade e variedade de alimentos de cada região. Da mesma maneira que é imensa a diversidade de características nesses ambientes, a diversidade das espécies e a quantidade de seres vivos nas regiões também são.

São poucos os animais que sobrevivem nas regiões mais extremas da biosfera, os ambientes mais favoráveis são aqueles que ficam entre essas duas extremidades. Nas profundezas dos mares, por exemplo, os únicos seres que sobrevivem são aqueles que são adaptados à grande pressão que a água exerce sobre eles e a falta de luminosidade. Já nas montanhas mais altas, sobrevivem apenas aqueles seres que são adaptados a baixas temperaturas e ar rarefeito.

Veja mais!