Publicado por Natália Petrin

Você já deve ter ouvido alguém falando sobre a sua postura, não é mesmo? Quando apalpamos a nuca e descemos as mãos pelas costas, podemos perceber uma saliência, que nada mais é do que a coluna vertebral. Essa tem como uma de suas funções proteger a medula espinhal, que é uma região bastante importante do corpo, além de sustentar a cabeça, costelas e alguns músculos.

Essa estrutura é formada por 33 vértebras e, graças a isso, podemos nos movimentar e dobrar nosso corpo, tombar o tronco para frente e para trás, além de nos virarmos. Para cuidar dessa coluna, no entanto, é essencial manter a “tal” da boa postura.

Postura na escola

São necessários alguns cuidados para manter a coluna bem e evitar dores e problemas na região. Quem leva mochilas para a escola está muito exposto, e a dica é levar somente o essencial entre os materiais. Separe o que precisa de acordo com as aulas que vai ter em cada dia, e sempre carregue a mochila com as duas alças nas costas, ajustadas de forma que a mochila fique bem encostada na coluna. Se for muito pesada, opte por mochilas com rodinhas.

Boa postura: cuidados para evitar dores e problemas na coluna

Imagem: Reprodução/ internet

Quando estiver em aula, sente com a coluna reta e evite deixar que o corpo deslize para frente. Os pés devem sempre encostar no chão, e caso não seja possível, solicite apoios para os pés.

Postura sentado

Não apenas na escola, mas em qualquer momento em que esteja sentado, seja estudando, fazendo as refeições ou jogando videogame, por exemplo, é preciso manter a postura para evitar problemas futuros. As dicas são:

Deixe as pernas ligeiramente afastadas e os pés apoiados no chão, mas não cruze as pernas. Mantenha as costas eretas com a curvatura normal da coluna: a lordose deve existir mesmo quando estamos sentados, e a coluna, ao ser observada lateralmente, deve formar um suave “S”.

Os ombros devem estar posicionados levemente para trás e os braços pendidos ao longo do corpo, ou então os antebraços apoiados na mesa de trabalho. Seu queixo, quando em frente ao computador ou televisão, por exemplo, deve estar paralelo ao chão. Procure não abaixar a cabeça para ler ou para escrever em um computador. Se for preciso, erga a tela com a ajuda de um suporte ou de um livro.

Com a boa postura, há uma distribuição uniforme das pressões sobre os discos invertebrais, além dos ligamentos e os músculos trabalharem de forma harmoniosa, o que vai evitar desgastes das estruturas que sustentam a coluna.

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