Publicado por Nicoli Tomazella

Nomeada Brasília por José Bonifácio Andrada e Silva, a capital brasileira começou a existir no ano de 1823. Foi José Bonifácio que propôs a mudança de cidade da prévia capital, dizendo que seria uma boa ideia colocar a Capital numa região central do país.

Construção de Brasília

Foto: Reprodução

Juscelino Kubitscheck

Juscelino era presidente do Brasil na época, conhecido pela ambição de executar o projeto “50 anos em 5”, já que visava muito a modernização do país.

Esse projeto representaria um avanço de dez anos na sociedade e na economia da nação, foi um projeto marcado pela realização de grandes obras e construções.

As construções e arquitetura da Capital brasileira

Ao executar esse projeto, o governo brasileiro entregou nas mãos do arquiteto Oscar Niemeyer e do urbanista Lúcio Costa os projetos dos prédios públicos da cidade. Desenvolveram um projeto arquitetônico que marcava as antigas e tradicionais capitais da Europa.  A arquitetura da Capital era algo nunca antes visto na história da arquitetura brasileira.

As principais construções que se destacam na cidade são: o Congresso Nacional, a Catedral de Brasília e Esplanada dos Ministérios.

O desenho da cidade foi organizado em formado de cruz e chamado de Plano Piloto.

Os prós e os contras da construção da Capital

Com a construção de Brasília o Brasil acabou acumulando uma grande dívida externa, o que trouxe sérios problemas para a economia do país. Em compensação as obras das construções atraíram um grande número de trabalhadores, aumentando o número de empregos na região. E ao final das construções, muitos dos trabalhadores continuaram vivendo na cidade e nas redondezas da Capital, dando origem a novas cidades.

Brasília é um importante marco na história do país, assim como para a arquitetura do mesmo. Carrega a importância de ser o centro de onde são tomadas as grandes decisões para o país. Mistura em suas origens a modernidade e inovações, assim como a política em suas origens.

Sem dúvidas a Capital brasileira é um orgulho para os cidadãos que aqui vivem, e sem dúvidas um dos grandes patrimônios históricos ao país.

Veja mais!