Publicado por Priscila Melo

Em todo o planeta existem variados tipos de biomas, que são o conjunto de ecossistemas que vivem de certa forma, ligados uns aos outros em uma determinada região. Mas o Brasil detém uma exclusividade em relação a um tipo de bioma no mundo, a caatinga. Isso quer dizer que, só no Brasil, naquela determinada região, algumas particularidades de vegetação e fauna só existem ali e em mais nenhum local do planeta.

Caatinga

Foto: Reprodução

A caatinga é um ecossistema existente em regiões onde há poucas quedas de chuvas, tem cerca de 850.000 km² de extensão (aproximadamente 10% do território nacional). O clima é semiárido, e a maior parte dele está localizado no Nordeste brasileiro, ficando uma pequena parte na região norte de Minas Gerais (região sudeste do país). Portanto, é considerado um patrimônio biológico, e nela já foram registradas mais de 1000 tipos de plantas, mas estima-se que pela variedade encontrada, o número seja superior aos 3000 tipos. Ainda vivem nesse bioma, cerca de 1226 espécies de animais, divididos entre mamíferos, répteis, peixes e aves. Não contando os animais invertebrados.

Características

Tem como características uma vegetação xerófila, ou seja, conseguem viver em um ambiente com pouca água. Boa parte da vegetação são adaptadas para viver em terras secas, algumas possuem espinhos, outras raízes superficiais sensíveis à captação de água, já outras podem reter água dentro de si. O nome “caatinga” vem dos índios tupis, e significa mata branca, foi chamado assim porque durante o longo período de seca, todas as folhas de boa parte da vegetação acabam caindo. Mas basta chover, mesmo que por um curto período, e as folhas brotam verdes e vivas, deixando a vista uma paisagem bela para se admirar.

Exemplos de plantas

São exemplos de algumas plantas existentes da Caatinga:

O Umbuzeiro, a catingueira, Aroeira, Barriguda, Pau ferro, amburana, xique xique e o mandacaru, sendo responsáveis pela produção de frutos, fibras, óleos vegetais, cera, entre outros insumos.

Sua fauna também é bastante rica e diversificada. Vivem nesse biomas animais como:

Ararinha Azul, veado catingueiro, sapo cururu, cutia, tatu peba, Asa Branca, Sagui de tufos brancos e o preá. E algumas dessas espécies se encontram ameaçados de extinção, devido à ação do homem, a exemplo: a ararinha azul e o veado catingueiro.

Riscos

Assim como todos os biomas existentes no Brasil a Caatinga também sofre com a destruição causada pelas “mãos” humanas, cerca de 70% de sua extensão já foi alterada de alguma forma pelo homem, e apenas 0,28% de sua área se encontrar protegida por unidades de conservação. A propósito, é a menor área de preservação entre todos os biomas brasileiros. O motivo dessa devastação se dá por conta da exploração de suas madeiras, para se ter lenhas, e também dos solos para ser usado em fins agrícolas.

Veja mais!