Publicado por Priscila Melo

Quem nunca ouviu falar em cadeia alimentar?! Aquele ciclo em que um animal se alimenta de outro e assim por diante, formando dessa forma um tipo de ciclo natural que faz o equilíbrio da natureza.

Cadeia alimentar

Foto: Reprodução

Todos os seres vivos precisam de energia para sobreviver, e essa energia é retirada do meio onde vivem. Alguns seres conseguem produzir seu próprio alimento captando a energia solar, porém outros não conseguem fazer isso e acabam se alimentando de outros animais.

Níveis tróficos

A cadeia alimentar é dividida por alguns níveis, estes são chamados de níveis tróficos. Temos os animais autotróficos e os heterotróficos, onde os autotróficos são aqueles seres que conseguem produzir o seu próprio alimento.

Os seres autotróficos conseguem produzir seu próprio alimento através de algumas substâncias minerais ou orgânicas como a água, o gás carbônico e sais minerais, esses seres são: as plantas, as algas, algumas bactérias e alguns protistas.

Já os seres heterotróficos por não conseguirem produzir o seu próprio alimento, dependem dos autotróficos. Alguns seres heterotróficos são herbívoros e estes dependem diretamente dos autotróficos, pois se alimentam desses seres que são os produtores. Dentre os heterotróficos temos: a vaca, a cobra, o gafanhoto, o leão, o sapo, o coelho etc.

Produtores e consumidores

Vimos acima que existem os seres autotróficos e os heterotróficos, estes dois tipos de seres se dividem em outras classes, a dos produtores e a dos consumidores. A classe dos consumidores ainda pode ser subdividida em outras: consumidores primários, secundários e terciários.

Os produtores, como o próprio nome já diz, são aqueles que produzem o seu alimento, ou seja, todos os seres autotróficos são seres produtores.

Os consumidores primários são aqueles seres heterotróficos que se alimentam dos produtores, ou seja, das plantas e algas. Como pode ser observado, estes são animais herbívoros.

Os consumidores secundários são aqueles animais que se alimentam dos consumidores primários, ou seja, são animais carnívoros que se alimentam de animais herbívoros.

Os consumidores terciários são aqueles animais que se alimentam dos consumidores secundários, estes são carnívoros que se alimentam de animais carnívoros.

Decompositores

Já ouviu falar em decomposição? Em nossa cadeia alimentar temos também os decompositores. Os decompositores são aqueles seres que se alimentam dos seres que estão mortos. Eles decompõem a matéria orgânica dos seres que estão mortos para assim tirar os nutrientes e energia.

Exemplos

Veja dois tipos de cadeia alimentar diferentes:

Cadeia alimentar dos seres terrestres

ProdutorÁrvore
Consumidor primárioLagarta
Consumidor secundárioAve
Consumidor terciárioJaguatirica
DecompositorBactérias e fungos

Cadeia alimentar dos seres aquáticos

ProdutorAlga
Consumidor primárioPeixe herbívoro
Consumidor secundárioPeixe carnívoro
Consumidor terciárioAve aquática
DecompositorBactérias e fungos

 

Veja mais!