Publicado por Priscila Melo

Após vários estudos e observações, foi possível afirmar que existem muitas diferenças do interior do nosso planeta até a parte externa. Com isso, dividiram a Terra em três principais camadas para que fosse mais fácil compreender e estuda-las. As camadas da Terra são: a crosta, o manto e o núcleo.

Camadas da Terra

Foto: Reprodução

Essas camadas foram divididas, pois cada uma delas possuía suas particularidades em relação à forma, temperatura, aspecto e também em sua composição química. Esses aspectos físicos e químicos foram determinantes nessa classificação.

A crosta

A Crosta Terrestre é a primeira camada da Terra, ela é uma fina camada que cobre o nosso planeta e é considerada a mais superficial. É nela que a vida humana se desenvolve, é essencial para todos nós.

Ela é composta por rochas leves, no oceano por basalto, e na parte dos continentes basicamente por granito. Sua espessura varia de 20 a 70 km na área continental, já nas áreas dos oceanos varia de 5 a 15 km. A sua densidade média é de 2,8 e a temperatura fica entre 800°C a 1000°C. Bem quente, concordam?

O manto

O Manto é a segunda camada da Terra, essa camada já é bem mais espessa. Possui uma espessura de aproximadamente 2,9 mil quilômetros abaixo da superfície. Você achou que a crosta tinha temperaturas bem elevadas, não é? Mas o manto possui temperaturas ainda mais quentes, nesta camada, a temperatura chega a atingir os 2000°C. Fazendo com que as rochas que compõem essa camada se derretam, fazendo com que elas virem magma.

Esta camada é dividida em manto interno e externo. No manto interno sua composição é mais líquida, pois as temperaturas são muito elevadas, já no externo sua composição é mais pastosa. Sua composição é de minerais ricos em silício, ferro e magnésio.

O núcleo

Esta é a terceira e última camada do nosso planeta. É a camada mais profunda de todas e é dividida em núcleo interno e externo. A densidade fica de 9 a 14 e as temperaturas nessa camada variam de 3000°C a 5000°C, já imaginou como deve ser por lá?

Até hoje não se sabe exatamente quais são os materiais que compõem essa camada, devido a sua temperatura ser tão elevada, mas há indícios de que seja composta por uma liga de ferro e níquel.

O núcleo interno é sólido por causa da influência da pressão interna do nosso planeta sobre ele. Já o núcleo externo apresenta-se em estado líquido devido as temperaturas muito elevadas.

Veja mais!