Publicado por Lia Vieira

O camaleão é uma das espécies mais fascinantes encontrada entre os répteis, é pertencente à família dos lagartos, no mundo existem mais de setenta espécies de camaleões. O camaleão têm como característica principal para a sua defesa, proteção e comunicação, a capacidade de mudar de cor, se adequando a qualquer ambiente em que esteja em contato, outra característica marcante são os olhos grandes e cauda enrolada.

Os camaleões variam muito de tamanho, de 15 a 30 milímetros, como é o caso do camaleão da espécie Brookesia micra, e pode ir até mesmo de 70 centímetros, como o camaleão de Malagasy.

Camaleões

Foto: Reprodução

Tipos de habitat dos camaleões

Por existirem várias espécies de camaleões, os mesmos podem ser encontrados tanto na selva quanto no deserto, os camaleões podem ser encontrados na Ásia, Europa, América do Norte, Sul do Saara, Índia e principalmente, na ilha de Madagascar, onde encontramos a maior parte das espécies de camaleões. Estimam-se que existam cerca de mais de 160 espécies de camaleões, porém apenas 80 são oficializadas.

Camaleão e sua alimentação

Dentro do universo das várias espécies de camaleões encontradas, existem os camaleões vegetarianos e os carnívoros que se alimentam de insetos, caracóis, pequenos répteis e vermes. Uma das características mais marcantes do camaleão, durante a sua alimentação, é a forma como o camaleão lança a língua, de maneira rápida e ágil para capturar determinado inseto ou vegetal.

Camaleão e sua mudança de cor

A grande maioria das espécies de camaleão tem o domínio para mudar a cor de sua pele, a grande maioria tem o dom de mudar o tom da pele de marrom para verde, porém outras espécies de camaleões vão além, modificando para um quadro muito maior de cores, desenvolvendo um visual incrível, muitas vezes, em até vinte segundos.

O fenômeno de mudança de cor ocorre através de suas células que ficam localizadas na camada externa da pele do camaleão, e são chamadas de cromatóforos. O cérebro do camaleão envia uma mensagem e suas células se adequam ao ambiente presente a sua volta.

Esta mudança de cor ocorre tanto para se camuflar em determinado ambiente, como também pode ser influenciada no caso de mudanças de humor, utilizado para se comunicar entre outros animais de sua espécie, e até mesmo influenciado com relação a quantidade de luz e temperatura do local.

Camaleão e seu famoso olhar 360°

Os olhos do camaleão têm um arco de 360 graus de visão e como cada olho se movimenta de forma variada, os camaleões podem enxergar duas direções ao mesmo tempo, sendo uma excelente vantagem para ficar atento a predadores e alimentos.

Os camaleões também são capazes de enxergar tanto na luz visível quanto na luz ultravioleta. Quando são expostos a luz ultravioleta pesquisas mostraram que um efeito positivo ocorre em sua glândula pineal, criando um aumento de comportamento social, ficando mais suscetíveis a se aquecer, reproduzir e se alimentar.

Veja mais!