Por Tailane Paulino em 08/11/2018

As cantigas de roda já foram brincadeiras muito populares entre as crianças, no tempo dos nossos pais e avós. No entanto, com o passar do tempo elas foram sendo parcialmente substituídas pelos eletrônicos, como celulares e vídeo games.

Contudo, ainda é possível encontrar manifestações das antigas brincadeiras em escolas e parques. Geralmente, as cantigas são formadas por letras simples e ritmadas. Por isso, são fáceis de memorizar e foram compartilhadas oralmente por várias gerações.

Além disso, são consideradas músicas folclóricas e têm como público-alvo as crianças. Mas além de levar diversão, as cantigas também contribuem com o processo de aprendizagem dos pequenos, pois trazem elementos da cultura popular para as futuras gerações.

Então, em virtude da importância cultural das cantigas de roda, o Estudo Kids preparou um texto com 30 dessas canções. Além disso, você vai descobrir o que elas são exatamente e qual a importância desse tipo de brincadeira para o desenvolvimento infantil.

O que é uma cantiga de roda?

As cantigas de roda são canções populares, de autoria anônima, passadas oralmente entre as gerações. Em alguns locais esse tipo de composição é chamado de ciranda ou brincadeira de roda.

Um fato importante sobre a cantiga é que ela possui uma forte ligação com o folclore brasileiro. Por isso, sofre variações de acordo com a região e a época, uma vez que os costumes mudam de uma geração para outra.

Grupo de crianças de mãos dadas em círculo

Cantigas são canções simples e ritmadas que podem ser trabalhadas na escola (Foto: depositphotos)

Também podem ser mudadas porque não possuem autoria conhecida. Desse modo, qualquer pessoa pode adicionar ou retirar versos, sem que a canção perca o seu caráter original de folclórica.

Contudo, em qualquer parte do mundo, as cantigas de roda apresentam algumas características principais. Uma delas é que as letras costumam ser simples, curtas e com rimas. Além disso, a melodia segue um ritmo fácil de ser acompanhado.

Outra característica das letras é falar sobre a realidade local. Por isso é comum encontrar animais da fauna brasileira e situações que aconteciam com frequência em comunidades tradicionais.

Um outro ponto bastante abordado nestas cantigas é o uso do lúdico. Isso é observado através da inserção de animais em contextos humanos e na humanização de objetos. Por exemplo, a música “Borboletinha”.

Alguns pesquisadores acreditam que grande parte das canções de roda infantis do Brasil possui origem europeia. Contudo, elas foram sendo modificadas até se tornarem parte do folclore local.

Isso se deve, principalmente, ao fato de que cantigas e brincadeiras de roda estão entre as mais antigas do mundo. Sendo então encontradas em diversas partes do planeta. Mas, cada localidade usa elementos da própria cultura como base.

Confira a seguir 30 exemplos de cantigas de roda tradicionais do folclore brasileiro:

1. Marcha Soldado

Marcha Soldado
Cabeça de Papel
Se não marchar direito
Vai preso pro quartel

O quartel pegou fogo
A polícia deu sinal
Acuda, acuda, acuda
A bandeira nacional.

2 . Não atire o pau no Gato

Não atire o pau no gato (to-to)
Porque isso (so-so)
Não se faz (faz-faz)
O gatinho (nho-nho)
É nosso amigo (go-go)
Não devemos maltratar
Os Animais
Miau!

Veja também: Os ditados populares engraçados

3. Peixe vivo

Como pode o peixe vivo
Viver fora da água fria (x2)

Como poderei viver
Como poderei viver
Sem a tua, sem a tua
Sem a tua companhia
Sem a tua, sem a tua
Sem a tua companhia

Os pastores desta aldeia
Já me fazem zombaria (x2)

Por me verem assim chorando
Por me verem assim chorando
Sem a tua, sem a tua
Sem a tua companhia
Sem a tua, sem a tua
Sem a tua companhia.

4. A barata diz que tem

A Barata diz que tem sete saias de filó
É mentira da barata, ela tem é uma só
Ah ra ra, iá ro ró, ela tem é uma só!

A Barata diz que tem um sapato de veludo
É mentira da barata, o pé dela é peludo
Ah ra ra, Iu ru ru, o pé dela é peludo!

A Barata diz que tem uma cama de marfim
É mentira da barata, ela tem é de capim
Ah ra ra, rim rim rim, ela tem é de capim

A Barata diz que tem um anel de formatura
É mentira da barata, ela tem é casca dura
Ah ra ra , iu ru ru, ela tem é casca dura

A barata diz que vai viajar de avião
É mentira da barata ela vai de caminhão
Ah ra ra , iu ru ru, ela vai de caminhão.

5. Cai, cai balão

Cai cai balão, cai cai balão
Na rua do sabão
Não Cai não, não cai não, não cai não
Cai aqui na minha mão!

Cai cai balão, cai cai balão
Aqui na minha mão
Não vou lá, não vou lá, não vou lá
Tenho medo de apanhar!

6. Capelinha de melão

Capelinha de melão
É de São João
É de cravo, é de rosa,
É de manjericão

São João está dormindo
Não acorda, não
Acordai, acordai,
Acordai, João!

7. Escravos de Jó

Escravos de Jó
Jogavam caxangá
Tira, bota, deixa ficar
Guerreiros com guerreiros fazem zigue-zigue-zá
Guerreiros com guerreiros fazem zigue-zigue-zá.

8. Ciranda, Cirandinha

Ciranda Cirandinha
Vamos todos cirandar
Vamos dar a meia volta
Volta e meia vamos dar

O Anel que tu me destes
Era vidro e se quebrou
O amor que tu me tinhas
Era pouco e se acabou

Por isso dona (nome da criança)
Faz favor de entrar na roda
Diga um verso bem bonito
Diga adeus e vá embora.

9. A galinha do vizinho

A galinha do vizinho
Bota ovo amarelinho
Bota um, bota dois, bota três,
Bota quatro, bota cinco, bota seis,
Bota sete, bota oito, bota nove,
Bota dez!

10. Fui ao Tororó

Fui no Tororó beber água não achei
Achei linda Morena
Que no Tororó deixei
Aproveita minha gente
Que uma noite não é nada
Se não dormir agora
Dormirá de madrugada

Oh! Dona Maria,
Oh! Mariazinha, entra nesta roda
Ou ficarás sozinha!

11. Pai Francisco

Pai Francisco entrou na roda
Tocando seu violão!
Da…ra…rão! Dão!
Vem de lá seu delegado
E Pai Francisco foi pra prisão.

Como ele vem
Todo requebrado
Parece um boneco
Desengonçado.

Nessa cantiga, uma criança tem que ficar fora da roda no começo, fazendo o papel de Pai Francisco. Quando for chamada, ela deverá vir se requebrando e escolher alguém para substituí-la.

12. Marinheiro só

Oi, marinheiro, marinheiro,
Marinheiro só
Quem te ensinou a navegar?
Marinheiro só
Foi o balanço do navio,
Marinheiro só
Foi o balanço do mar
Marinheiro só.

13. Alecrim

Alecrim, Alecrim dourado
Que nasceu no campo
Sem ser semeado
Alecrim, Alecrim dourado
Que nasceu no campo
Sem ser semeado

Foi meu amor
Que me disse assim
Que a flor do campo é o alecrim. (x2)

14. Pirulito que bate-bate

Pirulito que bate-bate
Pirulito que já bateu
Quem gosta de mim é ela
Quem gosta dela sou eu

Pirulito que bate-bate
Pirulito que já bateu
A menina que eu gostava
Não gostava como eu.

15. O cravo e a rosa

O cravo brigou com a rosa
Debaixo de uma sacada
O cravo saiu ferido
E a rosa despedaçada

O cravo ficou doente
E a rosa foi visitar
O cravo teve um desmaio
E a rosa pôs-se a chorar

A rosa fez serenata
O cravo foi espiar
E as flores fizeram festa
Porque eles vão se casar.

16. O sapo não lava o pé

O sapo não lava o pé.
Não lava porque não quer.
Ele mora lá na lagoa,
E não lava o pé
Porque não quer
Mas, que chulé!

Veja também: Os ditados populares do folclore

17. A canoa virou

A canoa virou
Por deixá-la virar,
Foi por causa da Maria
Que não soube remar

Siriri pra cá,
Siriri pra lá,
Maria é velha
E quer casar

Se eu fosse um peixinho
E soubesse nadar,
Eu tirava a Maria
Lá do fundo do mar.

18. Meu limão, meu limoeiro

Meu limão, meu limoeiro,
Meu pé de jacarandá,
Uma vez, tindolelê,
Outra vez, tindolalá.

19. Se essa rua fosse minha

Se essa rua
Se essa rua fosse minha
Eu mandava
Eu mandava ladrilhar,
Com pedrinhas
Com pedrinhas de brilhante
Para o meu
Para o meu amor passar

Nessa rua
Nessa rua tem um bosque
Que se chama
Que se chama solidão
Dentro dele
Dentro dele mora um anjo
Que roubou
Que roubou meu coração

Se eu roubei
Se eu roubei teu coração
Tu roubaste
Tu roubaste o meu também
Se eu roubei
Se eu roubei teu coração
É porque
É porque te quero bem.

20. Samba Lelê

Samba Lelê tá doente
Tá com a cabeça quebrada
Samba Lelê precisava
É de umas boas palmadas

Samba, samba, Samba ô Lelê
samba, samba, samba ô Lalá. (x2)

Samba Lelê tá doente
Tá com a cabeça quebrada
Samba Lelê precisava
É de umas boas palmadas

Samba, samba, Samba ô Lelê
samba, samba, samba ô Lalá. (x2)

21. A rosa amarela

Olha a Rosa amarela, Rosa
Tão Formosa, tão bela, Rosa. (x2)

Iá-iá meu lenço, ô Iá-iá
Para me enxugar, ô Iá-iá
Esta despedida, ô Iá-iá
Já me fez chorar, ô Iá-iá. (x2)

22. Quem me ensinou a nadar

Quem me ensinou a nadar
Quem me ensinou a nadar

Foi, foi, marinheiro,
Foi os peixinhos do mar. (x2)

23. Borboletinha

Borboletinha tá na cozinha
Fazendo chocolate
Para a madrinha

Poti, poti
Perna de pau
Olho de vidro
E nariz de pica-pau pau pau!

24. Terezinha de Jesus

Terezinha de Jesus deu uma queda
Foi ao chão
Acudiram três cavalheiros
Todos de chapéu na mão

O primeiro foi seu pai
O segundo seu irmão
O terceiro foi aquele
Que a Tereza deu a mão

Terezinha levantou-se
Levantou-se lá do chão
E sorrindo disse ao noivo
Eu te dou meu coração

Da laranja quero um gomo
Do limão quero um pedaço
Da morena mais bonita
Quero um beijo e um abraço.

25. Indiozinhos

Um, dois, três indiozinhos
Quatro, cinco, seis indiozinhos
Sete, oito, nove indiozinhos
Dez num pequeno bote

Iam navegando pelo rio abaixo
Quando um jacaré se aproximou
E o pequeno bote dos indiozinhos
Quase, quase virou.

26. Sapo Cururu

Sapo-cururu,
Na beira do rio,
Quando o sapo canta,
Oh maninha,
É que está com frio.

A mulher do sapo
Deve estar lá dentro
Fazendo rendinha
Oh, maninha,
Para o casamento.

27. O meu galinho

Há três noites que eu não durmo, o-lá-lá!
Pois perdi o meu galinho o-lá-lá!
Coitadinho, o-lá-lá!
Pobrezinho, o-lá-lá!

Eu perdi lá no jardim.
Ele é branco e amarelo, o-lá-lá!
Tem a crista vermelhinha, o-lá-lá!
Bate as asas, o-lá-lá!
Abre o bico, o-lá-lá!
Ele faz qui-ri-qui-qui!

Já rodei em Mato Grosso, o-lá-lá!
Amazonas e Pará, o-lá-lá!
Encontrei, o-lá-lá!
Meu galinho, o-lá-lá!
No sertão do Ceará.

28. Na loja do mestre André

Foi na loja do Mestre André
Que eu comprei um pianinho,
Plim, plim, plim, um pianinho
Ai olé, ai olé!
Foi na loja do Mestre André!

Foi na loja do Mestre André
Que eu comprei um violão,
Dão,dão,dão, um violão
Plim, plim, plim, um pianinho
Ai olé, ai olé!
Foi na loja do Mestre André!

Foi na loja do Mestre André
Que eu comprei uma flautinha,
Flá, flá, flá, uma flautinha
Dão,dão,dão, um violão
Plim, plim, plim, um pianinho
Ai olé, ai olé!
Foi na loja do Mestre André!

Foi na loja do Mestre André
Que eu comprei um tamborzinho,
Dum, dum, dum, um tamborzinho
Flá, flá, flá, uma flautinha
Dão, dão, dão, um violão
Plim, plim, plim, um pianinho
Ai olé, ai olé!
Foi na loja do Mestre André!

29. Roda pião

O Pião entrou na roda, ó pião!
Roda pião, bambeia pião!
Sapateia no terreiro, ó pião!
Mostra a tua figura, ó pião!
Faça uma cortesia, ó pião!
Atira a tua fieira, ó pião!
Entrega o chapéu ao outro, ó pião!

30. São João da Rão

São João Da Ra Rão
Tem uma gaita-ra-rai-ta
Que quando toca-ra-roca
Bate nela

Todos os anja-ra-ran-jos
Tocam gaita-ra-rai-ta
Tocam gaita-ra-rai-ta
Aqui na terra

Maria tu vais ao baile, tu “leva” o xale
Que vai chover
E depois de madrugada, toda molhada
Tu vais morrer

Maria tu vais “casares”, eu vou te “dares”
Eu vou te “dares” os parabéns
Vou te “dartes” uma prenda
Saia de renda e dois vinténs.

Veja também: 20 trava-línguas do folclore brasileiro

Qual a importância das cantigas no desenvolvimento infantil?

As cantigas de roda fizeram parte da infância de muitas pessoas. E elas também possuem uma grande importância no aprendizado e desenvolvimento das crianças. Por isso, devem ser estimuladas sempre que possível.

Uma dos pontos mais identificados é que as cantigas ajudam no processo de socialização e desinibição das crianças. Isso significa dizer que elas estimulam o processo de comunicação ainda na infância, tendo em vista que é preciso cantar e dançar em conjunto.

Quatro crianças abraçadas em um parque

Através das cantigas de roda as crianças podem aprender e se divertir (Foto: depositphotos)

Além disso, aprender o ritmo das brincadeiras ajuda no processo de criação de senso rítmico e expressão corporal. Outros dois benefícios das cantigas folclóricas são: estimular o desenvolvimento da audição e melhorar a comunicação oral.

De acordo com especialistas em educação infantil, a maioria das cantigas podem ser uma forma de aprendizado de ética. Isso porque, por meio das canções é possível ensinar valores e deveres importantes para a convivência em sociedade.

As cantigas infantis também auxiliam na memória, o que ajuda a melhorar o aprendizado. Principalmente, quando elas são inseridas na vida escolar.

Por fim, estas letras folclóricas são uma forma de manter viva a identidade cultural e intelectual de um povo. Já que os seus costumes serão repassados para as próximas gerações.

Cantigas de roda folclóricas

É preciso lembrar que a letra das canções pode variar de acordo com a cultura de cada estado ou até mesmo cidade. Por isso, podem haver algumas diferenças em relação ao que é cantado em algumas regiões do país. No entanto, isso não altera o sentido original das letras.

E de uma maneira geral, as cantigas de roda folclóricas conseguem manter uma certa popularidade, mesmo perdendo um pouco de espaço para os eletrônicos. Isso porque, há facilidade em decorar as letras, elas possuem um ritmo descontraído e não é necessária nenhuma preparação especial para cantá-las.

Nesse sentido, basta dar as mãos e dançar em círculo, ao ritmo das canções. Atualmente, elas são conhecidas por estarem presentes em desenhos animados. Mas também graças aos pais, que repassam as suas brincadeiras favoritas da infância para os filhos.

Referências

Site da Fundaj: http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/index.php?option=com_content&view=article&id=485&Itemid.

Site Lunetas: https://lunetas.com.br/45-cantigas-folcloricas-para-brincar-de-roda-com-as-criancas/. Acesso em 7 de novembro de 2018.