Publicado por Lia Vieira

O Mar Morto é um grande lago represado entre colinas na parte baixa do vale do Rio Jordão, na tensa fronteira entre Israel e a Jordânia, no Oriente Médio.

Biologicamente as águas do Mar Morto são estéreis, isto é, nada nasce, cresce ou sobrevive, nem sequer germina (com exceção da bactéria Haloarcula marismortui).

Esta grande piscina salgada de onde exala um forte fedor, acontece em função da altíssima concentração de enxofre, potássio, bromo, fosfato, magnésio e sódio, entre vários outros minerais.

Características e curiosidades do Mar Morto

Foto: depositphotos

Neste artigo vamos conhecer um pouco mais sobre algumas peculiaridades e características do Mar morto, confira!

Por que se chama Mar Morto?

O Mar Morto tem este nome, em função do excesso de sal nas suas águas, tornando a vida praticamente impossível por ali. Devido ao grande acúmulo de elementos o mar morreu, no entanto, nada tem a ver com a interferência do homem, e sim um acontecimento da natureza.

Com exceção da bactéria Haloarcula marismortui, que consegue filtrar os sais e sobreviver neste cemitério marítimo, todos os outros organismos que chegam ao Mar Morto rapidamente morrem.

Características do Mar Morto

O Mar Morto possui aproximadamente oitenta quilômetros de comprimento por dezoito quilômetros de largura, em uma região com clima subtropical semiárido. É três vezes menor do que, a Lagoa dos Patos, localizada no Rio Grande do Sul.

Atualmente, o Mar Morto vem diminuindo de tamanho, dividindo-se inclusive, a parte Norte da parte Sul, criando um aterro proposital, formando um estreito canal entre as duas partes.

A água do Mar Morto é quente e grossa, o ar é seco e pesado. Em suas margens circula pouco vento, em função de estar entre montanhas de mais de trezentos e noventa e seis metros abaixo do nível do mar.

O clima do Mar Morto

O local é um ambiente quente, os meses mais frios no Mar Morto ocorrem em janeiro, fevereiro, março e dezembro, com temperaturas no período matutino que vão de 10°C a 16°C, e dias de 20°C a 25°C. Nestes meses, as únicas chuvas do ano caem e criam inundações surpreendentes e tempestades de raio surpreendentes.

O resto do ano o sol domina a região, com temperaturas que atingem 45°C nos dias mais quentes.

Por que ninguém consegue afundar nas águas do Mar Morto?

Ninguém consegue afundar nas águas do Mar Morto, graças à alta concentração salina (cloreto de magnésio, cloreto de sódio e cloreto de cálcio), que o torna muito mais denso do que o corpo humano.

Os outros oceanos do planeta Terra têm uma média de trinta e cinco gramas de sal por litro de água, já o Mar Morto tem quase trezentas gramas de sal por litro de água.

Lama do Mar Morto e a indústria de cosméticos

A lama presente no fundo do Mar Morto é a mesma que foi utilizada pelos egípcios para embalsamar os seus mortos (conservação dos corpos), e por isso é a mesma utilizada na indústria de cosméticos de alto nível.

A combinação desta lama ao corpo humano provoca sensações de relaxamento, com diversas qualidades terapêuticas, em tratamentos contra:

  • Artrite;
  • Reumatismo;
  • Dores musculares.
  • Celulite e flacidez;
  • TPM;
  • Menopausa;
  • Enxaquecas;
  • Combate ao estresse;
  • Fortalecimento dos tecidos;
  • Eliminação de toxinas.

Veja mais!