Português

Cecília Meireles

Você já ouviu falar na Cecília Meireles? Se você gostar de ler poesia provavelmente já deve ter ouvido falar dessa escritora. Ela foi uma das maiores poetas da Literatura Brasileira. O que você acha de conhecer um pouco mais sobre a sua história e conhecer algumas de suas principais obras?

Cecília Meireles

Foto: Reprodução

Origem

Cecília Benevides de Carvalho Meireles, mais conhecida como Cecília Meireles, é uma das maiores escritoras da Literatura Brasileira. Nasceu no dia 07 de novembro de 1901, na cidade do Rio de Janeiro.

Seus pais eram portugueses, Cecília nunca chegou a conhecer seu pai, pois o mesmo já havia falecido antes do seu nascimento e, infelizmente, perdeu sua mãe aos 3 anos de idade. Com isso ela ficou órfã e passou a ser criada pela sua avó materna, Dons Jacinta Garcia Benevides. Esses acontecimentos fizeram com que Cecília aprendesse muito cedo sobre a fragilidade da vida e como ela pode ser breve para algumas pessoas. Aos nove anos de idade ela começou a escrever as suas primeiras poesias.

Formação

Cecília formou-se no Curso Normal do Instituto de Educação do Rio de Janeiro no ano de 1917. Dois anos após isso publicou o seu primeiro livro de poesias, chamado “Espectro”, esse livro possuía vários poemas de caráter simbolista. Depois da publicação desse, ela escreveu muitos outros.

No ano de 1922, casou-se com Fernando Correia Dias, um pintor português com o qual teve três filhas. Infelizmente, no ano de 1936 seu marido suicidou-se e após 4 anos Cecília casou-se outra vez, com Heitor Vinícius da Silveira Grilo, um professor e engenheiro agrônomo.

Trabalhos

Como era professora e tinha grande interesse pela educação, no ano de 1934 ela fundou a primeira biblioteca infantil do Rio de Janeiro. Escreveu várias obras de literatura infantil como: “O cavalinho branco”, “Colar de Carolina”, “O menino azul” e muitos outros. A principal característica desses poemas infantis é a sua musicalidade.

Além de escrever seus livros, possuía ainda uma página diária sobre problemas relacionado a educação no jornal Diário de Notícias, ela trabalhou lá durante os anos de 1930 e 1931. Lecionou na Faculdade de Letras da Universidade do Distrito Federal, que hoje é a Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi diretora de escola, produtora e redatora de programas culturais na Rádio Ministério da Educação.

Faleceu no dia 9 de novembro de 1964, em sua cidade natal com 63 anos de idade. No ano seguinte a sua morte, ganhou o reconhecimento da Academia Brasileira de Letras e foi homenageada com o Prêmio Machado de Assis.

Algumas de suas obras

Cecília Meireles deixou muitas obras, inclusive alguns livros dedicados à Literatura Infantil. Veja algumas de suas obras: