Por Prof. Nathália Duque em 04/08/2014 (atualização: 07/07/2020)

Nos seres vivos, há uma enorme quantidade de moléculas inorgânicas e orgânicas interagindo entre si, formando a célula.

Conhecida como a unidade fundamental dos seres vivos, essa estrutura é capaz, por exemplo, de se nutrir, crescer, se reproduzir e ainda ser responsável pela transmissão das características hereditárias.

A palavra célula vem do latim cellula e significa pequeno compartimento. A célula, como a da bactéria, por exemplo, um organismo unicelular, só pode ser vista com o auxílio de um microscópio.

Células

Existem vários tipos de células, desde as mais simples até as mais complexas (Foto: Freepik)

Você já parou pra pensar na importância das células?

Conseguimos movimentar nosso corpo, por exemplo, para levantar um peso, porque nossos braços são formados de músculos com muitas células capazes de se contrair de forma organizada, na mesma direção.

Em nosso corpo, como na maioria dos organismos multicelulares, as células se reúnem em grupos e formam um tecido.

Seres unicelulares

As bactérias, os protozoários (como as amebas) e alguns outros tipos de seres vivos são formados por uma única célula. Esses organismos são conhecidos como unicelulares.

Supõe-se que os primeiros seres vivos eram unicelulares, ou seja, apresentavam o corpo formado por uma única célula.

Essa célula seria estrutural e funcionalmente muito simples, formada por membrana plasmática delimitando o citoplasma, no qual estaria presente uma molécula de DNA em uma região denominada nucleoide.

Seres multicelulares

A maioria dos seres vivos é composta de muitas células. Esses são os organismos multicelulares, como os animais, organismos mais complexos que os unicelulares. O nosso corpo, por exemplo, contém cerca de 60 trilhões de células.

Supõe-se que a multicelularidade tenha surgido de forma independente a partir de grupos distintos de unicelulares eucariontes, cujas células teriam ficado unidas após as sucessivas divisões celulares.

Além de unidas, essas células teriam passado a apresentar divisão e cooperação de trabalho entre elas, de modo que cada célula não pôde mais viver de forma independente.

Célula eucarionte

Neurônio

Os neurônios são um exemplo de célula do corpo humano (Foto: Freepik)

A célula eucarionte ou eucariótica (do grego eu = bem, verdadeiro; karyon = núcleo) medindo entre 10 μm e 100 μm de tamanho, é bem maior e mais complexa que a procariótica.

Seu material genético é constituído por DNA associado a proteínas, formando os cromossomos, e está envolvido por uma membrana, o envelope nuclear (também chamado carioteca). Forma-se, assim, um núcleo individualizado.

Os organismos unicelulares ou multicelulares formados por células eucarióticas são chamados eucariontes.

No citoplasma dos eucariontes existe, além dos ribossomos, uma série de organelas envolvidas por uma membrana, que estão ausentes nos procariontes: mitocôndrias, retículo endoplasmático, complexo golgiense (antes chamado complexo de Golgi), cloroplastos, lisossomos etc.

Célula procarionte

A célula da bactéria é uma célula procarionte ou procariótica (do prefixo português pro = anterior; e do grego karyon = núcleo; onthos = ser): o material genético (DNA) não está envolvido por uma membrana e não há um núcleo individualizado e separado do citoplasma.

O DNA está mergulhado em uma espécie de gelatina formada por água e várias substâncias dissolvidas. No citoplasma encontramos também os ribossomos, organelas responsáveis pela síntese de proteínas.

Todo esse conjunto é envolvido pela membrana plasmática, formada por lipídios e proteínas. Envolvendo essa membrana, existe ainda um reforço externo, a parede celular, composta de cadeias de glicídios e aminoácidos.

Os seres vivos formados por células procarióticas são chamados procariontes. Eles são organismos unicelulares, medindo, em geral 1 μm e 10 μm de tamanho, e são representados pelas bactérias.

Célula animal e vegetal

Como você deve saber, a célula animal e a vegetal não são iguais. Apesar de apresentarem alguns elementos em comum, elas também possuem diferenças.

Tanto a célula animal quanto a  vegetal são eucariontes.

Veja a seguir, quais estruturas e organelas cada uma possui:

Célula animal: mitocôndrias, retículo endoplasmático liso, retículo endoplasmático rugoso, ribossomos, complexo golgiense, lisossomos, peroxissomos e centríolos.

Célula vegetal: possui uma estrutura exclusiva chamada de parede celular (formada de celulose), mitocôndrias, retículo endoplasmático liso, retículo endoplasmático rugoso, ribossomos, complexo golgiense, lisossomos, peroxissomos, vacúolos, cloroplastos, glioxissomos e centríolos (variável).

O que é respiração celular?

A respiração celular é um processo realizado pelos seres vivos para a obtenção de energia. A organela responsável pela respiração é a mitocôndria.

Quais são as partes de uma célula e suas funções?

As principais partes de uma célula são: membrana plasmática, citoplasma e núcleo. Veja a seguir a função de cada uma delas:

– Membrana plasmática: atua no controle das substâncias que entram e saem da célula, atua na comunicação com outras células e com o meio interno.

– Citoplasma: nele encontra-se o citosol (material gelatinoso), onde estão as organelas. O citosol é formado por fibras, que confere sustentação a célula.

 – Núcleo: controla as atividades celulares e as características hereditárias dos organismos.

Resumo do Conteúdo
Nesse texto você aprendeu que:

  • A célula é a unidade básica e fundamental dos seres vivos.
  • Os seres unicelulares são formados por uma única célula e os multicelulares, por várias.
  • A bactéria é um organismo unicelular e procarionte.
  • As células do nosso corpo são eucariontes.
  • A mitocôndria é responsável pela respiração celular.
  • As principais partes de uma célula são: membrana plasmática, citoplasma e núcleo.

Exercícios resolvidos

1- Quais os componentes celulares que estão presentes tanto em células de eucariontes como de procariontes?
R: Membrana plasmática e ribossomos.
2- É uma estrutura exclusiva da célula vegetal?
R: A parede celular.
3- Qual tipo de célula que possui seu material genético disperso pelo citoplasma?
R: Célula procarionte.
4- Imagine que você está examinando dois tipos de células no microscópio eletrônico: uma bactéria e uma célula da folha de uma planta. Que característica permitiria que você identificasse cada uma?
R: Bactéria: material genético disperso no citoplasma. Célula vegetal: presença de cloroplasto.
5- Qual estrutura comum aos vegetais e bactérias?
R: Parede celular.

*Natália Duque é Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Referências

» ALBERTS, Bruce et al. Biologia molecular da célula. Artmed Editora, 2010.

» COOPER, Geoffrey M.; HAUSMAN, Robert E. A Célula-: Uma Abordagem Molecular. Artmed Editora, 2016.