Publicado por Anna de Cássia

A célula é a unidade básica da vida, ou seja, todos os seres vivos possuem célula – só que alguns possuem muitas células, como nós humanos, e outros possuem apenas uma célula, como as bactérias unicelulares. Todo o nosso corpo e todos os nossos órgãos são feitos por um amontoado de células.

Célula

Foto: Reproduç]ao

Seres unicelulares

Esse grupo pertence aos seres vivos cujo corpo é constituído por apenas uma célula. E não é que eles possuem apenas uma célula dentro deles não, isso não existe. São seres cujo corpo inteiro é uma única célula. Exemplos de seres unicelulares são algumas bactérias, protozoários, fungos e algas marinhas.

Seres multicelulares

São aqueles seres vivos cujo corpo é formado por mais de uma célula. Exemplos de seres multicelulares somos nós seres humanos, as plantas e todos os animais, como o elefante, a formiga, o rato, o peixe, etc.

No caso dos multicelulares, existem alguns tipos de célula que são diferentes umas das outras, e cada tipo desse é estudado. O conjunto de várias células de um tipo só reunidos é chamado de tecido.

O tamanho das células

A maioria das células são tão pequenas que são impossíveis de se enxergar a olho nu, ou seja, só conseguimos ver com a ajuda de microscópios e lentes de aumento.

A maior célula do corpo humano – e talvez a única possível de se ver a olho nu – é o óvulo liberado pelas mulheres em seu período de fertilidade. Dentre todos os seres vivos, a maior célula de todas é a gema do ovo! Isso mesmo, a gema do ovo é uma célula, de onde será formado o pintinho.

O que existe dentro das células?

Com a ajuda do microscópio nós conseguimos ver com detalhes tudo o que tem dentro da célula:

  • Membrana plasmática – é uma película que envolve a célula, o que separa ela do meio externo, e também o que seleciona o que entra e o que sai da célula.*
  • Citoplasma – é um líquido um pouco gelatinoso que se localiza dentro da célula.
  • Organelas – são pequenas estruturas localizadas dentro do citoplasma, que funcionam como se fossem os órgãos da célula, ou seja, são responsáveis pelo metabolismo, como a respiração, secreção, etc. Exemplos de citoplasma são as mitocôndrias, o retículo endoplasmático, o complexo de golgi, etc.
  • Núcleo – é uma estrutura arredondada que se localiza o centro da célula, onde fica guardado o material genético (DNA ou RNA).**

*As células das plantas e de algumas bactérias possuem também uma parede celular, que envolve e protege a membrana plasmática, deixando a célula mais firme e mais forte.

**As células de bactérias não possuem núcleo, o seu material genético fica solto no citoplasma, mais concentrado no centro, em uma região chamada nucleoide.

Veja mais!