Publicado por Débora Silva

Nos livros didáticos e em diversos sites da Internet, frequentemente nos deparamos com textos humorísticos que podem vir em forma de charges, cartuns, tirinhas e caricaturas. Muitas pessoas falam destes diversos textos como se eles fossem iguais, mas isto não é correto, pois existem diferenças significativas entre eles. Neste artigo, aprenda a diferenciar estes tipos de textos humorísticos.

A charge

A charge faz uma sátira (crítica sarcástica) de situações específicas, situadas no tempo e no espaço. As personagens das charges costumam ser personalidades públicas, como um político ou artista, por exemplo.

No que se refere à linguagem, neste tipo de texto humorístico costuma haver a associação da linguagem verbal e não verbal. A charge é muito utilizada em críticas políticas e pode ser confundida com o cartum. As charges foram criadas no século XIX, por pessoas que desejam se expressar com relação ao governo, a fim de demonstrar indignação e insatisfação com a situação vigente. É importante ressaltar que a charge também aborda outros temas além de política, como o social e o econômico.

Veja um exemplo de charge abaixo:

charge-cartum-tirinha-e-caricatura-entenda-as-diferencas

Fotos: reprodução

O cartum

O cartum é um tipo de texto humorístico que se caracteriza como uma espécie de anedota gráfica sobre o comportamento humano. Nele, podemos visualizar apenas a presença da linguagem não-verbal ou a associação com a verbal. No geral, o cartum aborda situações que poderiam ocorrer em qualquer tempo ou lugar, satirizando os costumes humanos, sem fazer referência a uma personalidade em específico.

O nome cartum veio de um fato que ocorreu no ano de 1841, em Londres. O príncipe Albert, com o objetivo de decorar o Palácio de Westminster, promoveu um concurso de desenhos feitos em grandes cartões (cartoons) que seriam colados nas paredes. Para satirizar a situação, a revista inglesa Punch, a primeira revista humorística do mundo, publicou os seus próprios cartoons e, assim, deu um novo significado à palavra.

Veja um exemplo de cartum a seguir:

charge-cartum-tirinha-e-caricatura-entenda-as-diferencas-2

A tirinha

A tirinha é uma sequência de quadrinhos que geralmente faz uma crítica aos valores sociais. Este tipo de texto humorístico é publicado com regularidade. Pode-se dizer que são como as histórias em quadrinhos (HQ’s), porém bem mais curtas. As tirinhas podem estar contidas em jornais, revistas e em sites da Internet.

Veja um exemplo de tirinha abaixo:

charge-cartum-tirinha-e-caricatura-entenda-as-diferencas

A caricatura

A caricatura é um desenho de uma personagem da vida real, como políticas e artistas, em que a representação exagerada de características ou hábitos da pessoa em questão de uma forma humorística.

Confira a seguir um exemplo de caricatura:

charge-cartum-tirinha-e-caricatura-entenda-as-diferencas-3

*Débora Silva é graduada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas). 

Veja mais!