Publicado por Katharyne Bezerra

A crença popular afirma que cigarra cantando é sinal de chuva. Mas será verdade? Descubra agora mesmo o que realmente há por trás de toda a cantoria que vem desses insetos todos os anos.

De acordo com biólogos e outros especialistas, o canto das cigarras tem uma certa ligação com as épocas chuvosas. Contudo, elas não cantam para anunciar chuvas ou tempestades necessariamente.

Para que as pessoas entendam melhor a relação das cigarras com o período de chuvas, o Estudo Kids preparou esse artigo.

Além de explicar esse ponto, o texto também traz informações relevantes sobre esse inseto e sobre como as pessoas podem reconhecer se vai chover através dos elementos da natureza.

Cigarra cantando é sinal de chuva?

Cigarra cantando nem sempre significa sinal de chuva

O barulho estridente é do macho. A fêmea canta mais baixo (Foto: depositphotos)

Em primeiro lugar, é preciso entender que a cigarra macho canta para atrair a fêmea, com o objetivo de acasalar. Contudo, esse canto é emitido em determinadas épocas do ano, as quais costumam chover.

Então, a resposta para a pergunta “cigarra cantando é sinal de chuva?”, é: não necessariamente. Isso porque, o período de acasalamento das cigarras coincide com as épocas mais quentes e chuvosas do ano, a primavera e o verão.

Porém, o canto não indica que a chuva está prestes a acontecer. As tempestades após o cântico desses insetos podem ou não surgir. Sendo que, na maioria das vezes há as precipitações. Por isso que existe essa associação.

O ritual de acasalamento acontece quando caem as primeiras chuvas, no início de setembro, e os insetos adultos saem dos solos“, informa o material divulgado pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Já de acordo com a bióloga Teresa Nunes, o acasalamento ocorre durante os meses mais quentes do ano, “o que varia de acordo com a região geográfica.”

Para a professora de ciências biológicas da Universidade Católica de Brasília (UCB), Cristiane Pujol, em entrevista ao Correio Braziliense, a época úmida é favorável para o surgimento da cigarra em Brasília.

“A época da chuva é propícia para o aumento de todos os insetos no cerrado. Há uma explosão maior de população em ambientes mais úmidos. Vão começar a aparecer mais besouros, borboletas…”, afirma Cristiane.

O que significa a cigarra cantando?

No início da primavera as cigarras começam a ecoar os seus cânticos pela mata. Esse som surge porque é com ele que os machos conseguem atrair as fêmeas para o acasalamento.

O barulho estridente é do macho. A fêmea canta mais baixo. Como a fase adulta dura muito pouco, aproximadamente dois meses, a cigarra copula, bota os ovos e depois tanto o macho quanto a fêmea morrem”, explica a professora Cristiane Pujol.

De acordo com material da UFV, dependendo da espécie da cigarra, o canto pode surgir em épocas diferentes. Por exemplo, em plena primavera, Viçosa costuma ouvir o som estridente da Quesada gigas. 

Nesse caso, a espécie é maior e tem um som mais forte. Já durante o verão, nos meses de janeiro e fevereiro, é a vez de tipos menores de cigarra, como: Fidicina, Dorisiana e Carineta. Com esses gêneros, o canto é menos ruidoso.

Contudo, independentemente do tipo de cigarra, o canto desse animal serve para procriação. “Diferente de outros insetos, como os grilos, o barulho não é feito pela fricção das asas. As cigarras possuem um aparelho estridulatório, que fica dentro do abdômen e o som é feito com movimentos de contração”, explica o material da UFV.

Características das cigarras

Uma cigarra pode viver entre um e dois anos

17 anos pode ser o tempo de vida de uma cigarra norte-americana (Foto: depositphotos)

A maioria das cigarras brasileiras passam por três estágios de vida: ovo, ninfa e adulto. E, se for comparar a vida das cigarras com a de outros animais, é possível perceber que elas possuem uma vida muito curta.

No Brasil, a vida de uma cigarra começa em um ovo. Após o acasalamento, as fêmeas depositam os ovos em rachaduras de caules de plantas hospedeiras. Ao eclodirem, as ninfas (fase jovem) descem para o solo e vivem a parte mais longa de suas vidas. 

“Depois desse período, elas cavam túneis, sobem nas árvores e sofrem uma muda, a ecdise, se tornando adultas e prontas para o acasalamento“, explica Tereza.

Por fim, depois que acasalam e colocam os ovos, machos e fêmeas morrem. Todo esse ciclo de vida das cigarras pode durar entre um a dois anos. Sendo que, desse tempo, apenas dois ou três meses elas vivem fora do solo.

Ainda segundo a publicação da Universidade Federal de Viçosa, algumas espécies nos Estados Unidos podem viver mais tempo. Em torno de 17 anos pode ser o tempo de vida de uma cigarra norte-americana.

Curiosidades sobre a cigarra

Esses insetos se alimentam de seiva das plantas. Quando são ninfas, as cigarras se alimentam da seiva encontrada nas raízes. Porém, na fase adulta esse mesmo alimento é retirado das folhas e do caule das plantas.

Ingazeira, eucalipto e abacateiro são as plantas hospedeiras mais prejudicadas pelas cigarras. Tudo isso sem contar a cultura de café.

um mito de que as cigarras cantam até estourarem. Isso não é verdade. O canto desses insetos serve apenas para criar a situação de acasalamento. Os “corpos” encontrados nas árvores são os exoesqueletos das cigarras, quando elas se transformam.

Sinais da chuva: Como saber se vai chover ou não?

Como já foi visto anteriormente, cigarra cantando nem sempre é sinal de chuva. Contudo, é possível descobrir se vai chover ou não através de outros sinais vindos da natureza. Como por exemplo:

  • Umidade: Quando há um aumento de umidade no ar, existe uma grande probabilidade da chuva cair. Para perceber a umidade, basta olhar o frizz do cabelo ou perceber que algumas plantas encolhem suas folhas;
  • Nuvens: Existem dois aspectos que merecem ser levados em consideração quando for reparar a chuva pelas nuvens. O primeiro deles é a cor que elas possuem, quanto mais escuras forem mais chances tem de chover. Além desse quesito, é necessário estar atento aos formatos delas. Se por alguma razão elas estiverem em formato de torres, é porque provavelmente está vindo tempestade;
  • Arco-íris: Por fim o arco-íris que também é um sinal de umidade. Não é novidade que ele tem uma relação com a chuva, pois aparece antes ou depois desse fenômeno da natureza.

Veja mais!