Publicado por Lia Vieira

Para mantermos um texto que preze pela clareza textual, é importante tomarmos alguns cuidados com o vocabulário utilizado, além da construção sintática e da semântica. Neste artigo vamos conhecer algumas dicas de como montar um texto com clareza textual, garantindo assim o entendimento do leitor.

O que é clareza textual?

Clareza textual é a comunicação, o objetivo principal que todos os textos possuem, sejam eles orais ou escritos. Portanto é muito importante fazer-se compreender, sendo este fator indispensável para o bom funcionamento da linguagem.

Além de o texto ter de apresentar uma boa ortografia, suas ideias precisam ser expostas de maneira clara, isto é, sempre que você for escrever um e-mail, artigo, carta ou relatório, é importante se colocar no lugar do leitor.

Elabore frases de objetividade, que privilegiem o uso denotativo da linguagem, evitando ambiguidades (duplo sentido) que venham a dificultar a compreensão do texto.

Clareza textual

Foto: Reprodução

Dicas de clareza textual

Tenha domínio sobre o tema abordado

Se informar a respeito do tema que pretende escrever é fundamental para garantir a clareza textual. Do contrário, você terá grandes dificuldades em desenvolver os argumentos de maneira aprofundada, completa, coerente e eficiente.

Utilize frases curtas no texto

Opte por construir frases curtas, coesas e concisas, por serem facilmente entendidas pelo leitor. Frases longas podem dificultar a compreensão de um texto, podendo se tornar um grande problema para quem estiver lendo.

Pontuação define a organização do texto

Aplicar a pontuação correta no texto é imprescindível para chegar ao objetivo de ter clareza textual.

Sinais, como por exemplo, vírgulas e pontos-finais trabalham na organização das ideias, trazendo sentido à mensagem. Exemplo:

“Vamos perder, nada foi resolvido.” (Sentido de que tudo deu errado)
“Vamos perder nada, foi resolvido.” (Sentido de solução)

Ordem direta

Dê preferência à seguinte construção sintática: sujeito → verbo → complemento. A ordem direta é o formato mais fácil e prático para garantir ainda mais a clareza textual.

Utilize exemplos

Desenvolva comparações através de exemplos, utilizando elementos concretos, que facilitem na compreensão de determinado assunto, principalmente se o tema em questão tratar de ideias abstratas. Utilizar exemplos torna a mensagem mais eficiente e didática.

Evite abreviaturas

Abreviaturas e siglas podem dificultar a clareza textual, isto é, a compreensão de determinada mensagem. Por isso sempre que usá-las garanta ao leitor algum acesso ao seu significado ou evite-as.

Seja objetivo na informação

Um escrito de forma objetiva é primordial para obter a clareza textual. Evite subjetivismo. Este método é válido apenas na linguagem literária.

Veja mais!