Publicado por Priscila Melo

O clima subtropical é um clima que transita entre os climas temperados e tropicais, desta forma suas quatro estações são bem definidas. É característico das áreas geográficas a sul do Trópico de Capricórnio e a norte do Trópico de Câncer. As suas temperaturas médias anuais normalmente não são superiores a 20ºC e as temperaturas mínimas dos meses mais frios nunca são menores que 0ºC.

Clima subtropical

Foto: Reprodução

Onde pode ser encontrado?

O clima subtropical, geralmente, é encontrado na região sul da América do Norte, sudeste da América, centro, norte e sul do continente africano, na Austrália, sudeste da China, Península Arábica, norte da Índia e na América do Sul (no norte da Argentina e do Uruguai e no sul do Brasil e do Paraguai).

Características

Uma das principais características desse clima são as quatro estações bem definidas. No verão as temperaturas são elevadas e ficam entre 22ºC e 23ºC e há uma alta taxa de precipitação, já no inverno as temperaturas são muito baixas e variam de -5ºC a 10ºC e a taxa de precipitação também é elevada, deixando essa estação bastante úmida. No outono a precipitação geralmente é provocada por tufões e furacões, e a primavera tem temperaturas mais amenas e chuvas regulares.

A umidade relativa do ar anual fica entre 60 e 85%. Nas regiões com esse clima é possível acontecer geadas durante o inverno, principalmente nas regiões mais altas. Há um índice moderado de chuvas e o nível pluviométrico (chuvas) anual fica entre 500 e 1000 milímetros.

Clima Subtropical no Brasil

O clima subtropical em nosso país é caracterizado por temperaturas médias anuais inferiores a 21ºC, com amplitude térmica entre 9ºC e 13ºC. Está presente na região metropolitana de São Paulo, no norte do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Campinas, Vale do Ribeira e o sul do Mato Grosso do Sul.

Nas áreas de maior altitude o verão é ameno e o inverno mais frio, com nevadas nas áreas mais elevadas. Já nas áreas mais baixas, o verão é mais quente, chegando a temperaturas superiores a 22ºC e no inverno é muito rara a possibilidade de acontecer alguma nevada, porém as geadas podem atingir toda a área que possui esse clima. Não há estações secas, pois as chuvas são distribuídas ao longo das quatro estações, geralmente chove entre 1000mm e 2000mm anualmente.

Vegetação

A vegetação nas áreas que possuem clima subtropical varia de acordo com a altitude do local. Nas regiões mais altas predominam os bosques de araucárias. Já nas regiões mais baixas há a predominância de campos, com vegetação rasteira de gramíneas, conhecidos como pampas.

Veja mais!