Publicado por Débora Silva

O Brasil possui dimensões continentais, com 93% de seu território localizado no Hemisfério Sul e os 7% restantes, no Hemisfério Norte. Devido à sua localização geográfica, sua grande extensão costeira, o seu relevo e a dinâmica das massas de ar sobre seu território, o nosso país apresenta diferentes tipos de clima.

Os principais tipos de climas brasileiros são os seguintes: equatorial, tropical, semiárido, tropical de altitude, tropical atlântico e subtropical.

Climas brasileiros

Foto: Reprodução

Os principais tipos climáticos do Brasil

Confira a seguir as características dos principais tipos climáticos do Brasil:

Clima equatorial

Este clima predomina em quase todos os estados da região Norte, além de parte dos estados do Mato Grosso e Maranhão. O clima equatorial caracteriza-se pelas temperaturas elevadas, variando entre 25 °C e 27 °C, com chuvas durante todo o ano e elevada umidade do ar.

Clima tropical

O clima tropical abrange os estados das regiões Centro-Oeste, Nordeste, Norte e Sudeste. Caracteriza-se por ter, no geral, temperaturas elevadas em boa parte do ano e apresenta duas estações bem definidas: uma seca (maio a setembro) e outra chuvosa (outubro a abril). A temperatura média anual varia entre 18 ºC e 28 ºC.

Clima tropical de altitude

Este clima predomina em regiões serranas e de planalto, especialmente na região Sudeste (Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo). A temperatura média varia entre 17 °C e 22 ºC, sendo que é mais baixa nas áreas mais altas do relevo. Outra característica do clima tropical de altitude é a ocorrência de geadas durante o inverno.

Clima tropical úmido

O clima tropical úmido apresenta-se, principalmente, no litoral oriental e sul do Brasil. Caracteriza-se pelas altas temperaturas e pelo elevado teor de umidade.

Clima semiárido

O clima semiárido é típico da região Nordeste, com destaque para o interior, numa região conhecida como “polígono da seca”, por causa da falta de chuvas. Este clima caracteriza-se pelas temperaturas elevadas durante todo o ano, com uma média anual que oscila entre 26 °C e 28 °C. As chuvas são escassas (média anual inferir a 750 mm) e mal distribuídas na área.

Clima subtropical

Este clima ocorre exclusivamente na região sul do Brasil, diferenciando-se totalmente do restante do território do país. Caracteriza-se por ter a temperatura média mais baixa do país (18 °C) e chuvas regulares e bem distribuídas. O verão é quente e o inverno é bem frio, podendo ocorrer neve ou geada em certos locais.

Veja mais!