Publicado por Anna de Cássia

Apesar de se chamar-se cobra cega, este animal não é uma cobra de verdade. Como assim? Esse animal, que também é chamado de cecília, não é um réptil como as cobras, mas sim um anfíbio. Anfíbio? Aquele grupo que respira pela pele? O mesmo grupo dos sapos? Isso mesmo!

Cobra-cega

Foto: Reprodução

Por que se chama cobra-cega, se não é cobra?

Essa com certeza é a primeira pergunta que todos se fazem. Elas recebem esse nome pois possuem um corpo comprido, alongado e sem patas, exatamente iguais às serpentes. E os olhos desse animal são muito discretos, tão discretos que quase não os conseguimos enxergar – por isso o nome de cobra-cega, pois a cecília parece ser uma cobra que não tem olhos.

Por possuir olhos tão camuflados, a cobra cega não consegue enxergar muito bem. Ela pode ver apenas vultos e a mudança da luminosidade. Porém, em compensação, ela possui uma estrutura parecida com tentáculos, que a faz ser capaz de identificar muitos cheiros e vibrações.

Características da cobra-cega

Da mesma forma que ela parece uma cobra mas não é, ela também parece muito um anelídeo (grupo das minhocas), mas não é. A semelhança se dá porque além de possuir um corpo parecido, a cecília também possui anéis em volta do seu corpo. Porém, os anelídeos são animais invertebrados, e a cecília é vertebrada.

Como todos os outros anfíbios, a cobra-cega ou cecília possui a pele sempre úmida. A maioria das espécies desse animal vive dentro do solo (e por isso são chamadas de fossoriais), e por esse motivo elas possuem uma cabeça bem dura, para poder cavar buracos na terra, onde ela vai morar, e já que ela não tem mãos, precisa cavar com a cabeça. Como elas vivem mais embaixo da terra, é muito difícil alguém ver uma cobra-cega por aí. Às vezes pode-se encontrar alguma em meio a folhas secas e úmidas, porém é muito raro.

Alimentação das cobras-cegas

O principal alimento da cobra-cega são os animais invertebrados (insetos, aracnídeos como aranhas, e anelídeos como minhocas). Em alguns casos especiais, como ausência extrema de comida, eles comem outras cobras-cegas. Algumas cecílias, quando ainda são filhotes, costumam se alimentar a pele da própria mãe. Esse comportamento estranho é chamado de dermatofagia. E como é que a cobra-cega come, se ela não tem mãos? Para isso ela utiliza dos seus dentes, com ajuda deles ela captura a presa e simplesmente a engole. A digestão acontece lá dentro do corpo dela.

Veja mais!