Publicado por Katharyne Bezerra

A cola está presente no dia a dia dos estudantes, pois é um dos materiais escolares mais utilizados dentro da sala de aula. Com os tipos de cola pode-se fazer colagens em diferentes superfícies, como papel, madeira, isopor e até mesmo cimento. Quando se precisa fazer alguma atividade com esse produto, de imediato as pessoas procuram uma livraria ou supermercado para comprá-lo. Mas, você sabia que tem como fazer uma cola usando leite?

É exatamente isso que você vai conhecer neste artigo. Porém, antes disso, vamos entender melhor o funcionamento da cola.

Afinal, o que é cola?

Esse material bem corriqueiro na vidas dos estudantes é uma mistura de elementos que tem como principal característica a ação adesiva. Tem como objetivo unir elementos que por si só não conseguiriam devido suas superfícies porosas, por exemplo a madeira. Quando o assunto é sua estrutura física, ela pode ser dividida em três grupos: à base de água, à base de solvente diferente de água e a que reage com o ar.

Assim, se tem uma cola que é composta em sua maior quantidade por água, e dessa forma são feitas as comuns que colam papéis; além de outras que possuem como solvente vários elementos que não sejam a água e, por isso, são consideradas as colas indicadas para fazer a união de madeiras; e há ainda a substância que reage com o ar, representadas pelas supercolas.

Fazendo cola através do leite

Conheça a cola fabricada a partir do leite

Foto: Reprodução/ internet

Agora que você já sabe como funciona a cola, está na hora de aprender como é possível fazer uma substância adesivada usando o leite. E lembre-se, para fazer a experiência é necessário a presença de um adulto.

Componentes

  • 500 ml de leite desnatado;
  • 60 ml de vinagre (ou de suco de limão natural);
  • 70 ml de água;
  • Uma colher (sopa) de bicarbonato de sódio.

Experiência

  1. Peça ajuda a um adulto para colocar o leite no fogo e espere que ele esquente. Depois, desligue o fogão;
  2. Em seguida, coloque devagar o vinagre ou o suco de limão dentro do mesmo recipiente do leite e vá mexendo com o auxílio de uma colher;
  3. Quando você perceber que se formou uma massa no fundo do recipiente, pare de mexer;
  4. Filtre a mistura em uma peneira fina ou com um papel filtro, separando a massa do líquido;
  5. A massa deve ser colocada em um recipiente a parte;
  6. Em outro local, dissolva o bicarbonato de sódio nos 70 ml de água;
  7. Essa mistura deve ser adicionada no recipiente onde estava a massa. Mexa constantemente e pronto, está finalizada a cola.

Explicação

O leite possui uma substância chamada de caseína. Quando ela entra em contato com algum elemento ácido, se precipita e fica armazenada em forma de massa no fundo da panela. No caso da experiência, o ácido seria o vinagre ou o suco de limão. Ao adicionar o bicarbonato de sódio, forma-se uma substância chamada de caseinato de sódio, que, por sua vez, tem propriedades adesivas.

Outra informação importante: o leite deve ser desnatado, não contendo gordura. Caso contrário, a cola não irá funcionar.

Veja mais!