Publicado por Natália Petrin

Apesar de o nome coloides não ser muito usado no dia a dia, esse termo refere-se a algo bastante presente em nossa rotina: as misturas heterogêneas. Trata-se de misturas que apresentam mais de uma fase, formadas por um material chamado disperso, que é a substância usada em menor quantidade, e outro chamado dispersante, que é a substância em maior quantidade. Por exemplo, as proteínas são disperso e a água dispersante.

Quando analisadas a olho nu, as misturas heterogêneas parecem homogêneas e para a verificação das fases presentes nos coloides, precisamos de um microscópio eletrônico. É isso que diferencia, inclusive, os coloides das misturas heterogêneas comuns, como por exemplo a água e a areia.

Características

Quando em repouso, as partículas do disperso nos coloides não sofrem decantação – não se depositam ao fundo do recipiente –, e as suas partículas somente irão decantar quando o coloide for submetido a uma ultracentrífuga. Por meio de filtro comum, inclusive, o disperso e o dispersante não podem ser separados: para este fim deve ser usado um ultrafiltro. As partículas do disperso, quando aplicado um feixe de luz, espalham-no por toda a extensão do coloide.

Coloides: misturas heterogêneas

Imagem: Reprodução/ internet

Estado físico do coloide

O estado físico do coloide vai depender do dispersante: quando houver um dispersante sólido, o coloide será sólido, quando o dispersante for líquido, o coloide será líquido e, por fim, quando o dispersante for gasoso, o coloide também será gasoso.

Coloides sólidos

– Sol sólido: conta com disperso sólido, como a safira, a pérola e o rubi, por exemplo;

– Emulsão sólida: o disperso é líquido, como é o caso do sorvete;

– Gel sólido: o disperso é líquido, como a geleia, gelatina e queijo;

– Espuma sólida: o disperso é gasoso, como a maria-mole, pedra-pomes e o isopor.

Coloides líquidos

– Sol líquido: o disperso é sólido, como é o caso do creme dental, tintas e da goma arábica;

– Emulsão líquida: apresenta o disperso líquido, como por exemplo a maionese, a manteiga, a margarina, o leite, o sangue e a loção hidratante;

– Espuma líquida: possui disperso gasoso, como o chantilly, espuma de sabão ou detergente.

Coloides gasosos

– Aerossol sólido: apresenta o disperso sólido, como é o caso das fumaças que saem de uma chaminé e uma nuvem de poeira;

– Aerossol líquido: possui o disperso líquido. Como exemplo, podemos citar a neblina, os desodorantes em spray e as nuvens.

Veja mais!