Publicado por Lia Vieira

A participação da França no processo de colonização do continente americano aconteceu tardiamente em relação às nações ibéricas, além disso a França se encontrava com graves problemas internos.

França Antártica

Durante o século XVI, os franceses realizaram algumas expedições que tinham como foco chegar à América. Suas expedições eram formadas por piratas e corsários, dedicando-se ao ataque e ao saque na tentativa de criação de uma França Antártica, no Brasil em 1555.

O principal objetivo da França Antártica era criar espaço de colonização, em atividades econômicas, em especial focadas no extrativismo. Chegou ao fim alguns anos após sua criação, quando os portugueses derrotaram os franceses com a ajuda de alguns aliados indígenas no local.

França Equinocial

Nos anos de 1612 e 1615, os franceses tentaram novamente montar uma empresa colonizadora na região do Maranhão, com o nome de França Equinocial.

Seu objetivo era a cidade de São Luís do Maranhão, porém foi frustrada mais uma vez, onde os franceses novamente foram expulsos pelos portugueses da região.

Colonização francesa nas américas

Foto: Reprodução

Franceses e a América do Sul

Os franceses obtiveram mais sucesso na região das Guianas, onde até hoje é um território francês, conhecido como a Guiana Francesa. Aqui eram encontramos produtos tropicais destinados à venda no mercado europeu.

Franceses e a colonização na América do Norte

Os franceses ocuparam na América do Norte, territórios onde se localiza o Canadá. Com a ajuda do rio Mississipi, os franceses conseguiram ocupar a região central da América do Norte, indo dos Grandes Lagos até o Golfo do México, ao sul.

Louisiana possui este nome em homenagem ao rei Luís XIV, já na região do Golfo do México, os franceses montaram a cidade de Nova Orleans, que se tornou um posto comercial de madeiras e peles. Infelizmente, não havendo incentivo da coroa francesa, empresas privadas assumiram a sua colonização/exploração.

França domina a região das Antilhas

Os franceses ao longo de sua colonização também chegaram a conquistar algumas ilhas das Antilhas, em especial a Ilha de Santo Domingo (atual Haiti).

Sua exploração era feita com base na agricultura, em produtos como o tabaco, café e cana-de-açúcar. A mão de obra inicialmente era realizada pelos engagés, criminosos das metrópoles que iam para a colônia em busca de trabalho, porém com o aumento da produção a mão de obra foi trocada de engagés por africanos escravizados.

No século XVII, o ministro das finanças, Luís XIV criou a Companhia das Índias Ocidentais, com a finalidade de administrar as colônias.

Fim da colonização francesa

Com a eclosão da Revolução Francesa, os ideais influenciaram a luta dos escravos, e no ano de 1794 foi abolida a escravidão e o Haiti conseguiu sua independência no ano de 1804.

Os territórios da América do Norte foram se perdendo após uma sequência de derrotas em guerras travadas contra algumas potências europeias, sendo a principal “A Guerra dos Sete Anos” (1756 – 1763), além do acordo do Tratado de Paris.

Atualmente encontramos departamentos franceses nas seguintes regiões:

– Ilhas de Guadalupe, São Martinho, São Bartolomeu e Martinica, nas Antilhas;
– Guiana Francesa, na América do Sul.

Veja mais!