Curiosidades

Com quantos anos é maior de idade?

Uma pergunta muito comum entre os jovens é: Com quantos anos é maior de idade? Mas além dessa questão causar dúvidas entre os mais novos, é um assunto que divide muitas opiniões de especialistas.

De uma maneira geral, a maioridade no Brasil não difere sexo. Tanto homem como mulher, a partir dos 18 anos, é considerado maior de idade no território brasileiro. 

Contudo, o que é que muda na vida das pessoas ser considerado de maior? Por que muitas pessoas ainda se perguntam se a maior idade é com 18 ou 21 anos? Essas e outras questões podem ser respondidas nesse artigo.

Uma pessoa é maior de idade com quantos anos?

Com quantos anos o jovem se torna maior de idade ainda confunde

Ao completar 18 anos o cidadão tem direitos e deveres perante a sociedade (Foto: depositphotos)

Em primeiro lugar, é preciso esclarecer alguns pontos com relação a legislação brasileira. Isso porque o Brasil possui o Código Civil e o Código Penal. Essas duas leis são responsáveis por estabelecer ordem em diferentes âmbitos da sociedade.

Assim, tem-se o Código Penal responsável pelas leis que definem o que é crime e qual a pena para cada delito. Além do Código Civil, parte destinada às leis que remetem aos direitos e deveres de cada cidadão para com a sociedade.

É neste último caso que reúnem-se todas as regras sobre casamento, herança, compra e venda de bens e, também, a definição da maioridade. Portanto, é onde está contido a definição de com quantos anos um homem ou mulher é considerado maior de idade.

Nesse sentido, com o intuito de atualizar as leis, em 2002 foi criado um novo Código Civil. Essa nova versão entrou em vigor em janeiro de 2003 e, entre as principais mudanças estava a da diminuição da maioridade.

Veja também: Cidadania, cidadãos e cidades: compreenda os conceitos [1]

Maior idade é 18 ou 21?

Muitas pessoas confundem a maioridade no Brasil devido a mudança no Código Civil. Isso porque, em 1916 os cidadãos só eram considerados de maior a partir dos 21 anos.

Com a alteração na Lei n. 10.406/2002 do Código Civil, todas as pessoas eram consideradas responsáveis pelos seus próprios atos a partir dos 18 anos de idade. Assim, surge uma nova fase dentro da sociedade.

“A menoridade cessa aos 18 anos completos, quando a pessoa fica habilitada à prática de todos os atos da vida civil”, enfatiza a Lei no artigo 5º.

O que acontece quando se torna maior de idade no Brasil

Alcançando a maioridade, além de casar, o jovem pode assumir emprego público e colar grau

A partir dos 18 anos o jovem pode casar sem precisar da autorização dos pais (Foto: depositphotos)

Em muitos lugares do mundo a maioridade está entre os 18 e os 21 anos. Com mudança no Código Civil em 2002, os brasileiros com 18 anos são considerados adultos. Por isso, são responsáveis pelos seus próprios atos.

Assim, ao completar 18 anos o cidadão tem direitos e deveres perante a sociedade. Nesse sentido, precisa ser responsável e assumir as consequências de suas escolhas. Entre essas colocações estão:

Veja também: O que é a identidade de cada pessoa? Entenda [2]

Maioridade: Um assunto que divide opiniões

Quando a Lei de n. 10.406/2002 surgiu, os estudiosos do direito não entraram em um consenso a respeito da redução da maioridade civil. Pois, de um lado alguns especialistas estavam a favor das alterações, do outro houve muitas criticas à medida.

Em entrevista ao jornal da Folha [3], a professora de direito da Universidade de São Paulo (USP) e diretora da Escola Superior de Advocacia da OAB, Ada Pellegrino Grinover, diz que acredita ser benéfica a mudança para o jovem.

Segundo a especialista, é importante que o jovem tenha que assumir suas responsabilidades. Assim como a autogestão de suas vidas. E acredita que quanto mais cedo isso acontecer, melhor.

“Sou totalmente favorável à redução da maioridade e só vejo vantagens nela, até porque a capacidade se desenvolve com o uso, e a maturidade só se atinge com o exercício de direitos e deveres“, afirma.

Contudo, não são todos os estudiosos do direito que pensam como a professora da USP. Para o professor da pós-graduação em direito civil da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), Leonardo Napoleão, a mudança do código não apresenta boas perspectivas.

“As justificativas para a mudança são que o mundo de hoje é diverso daquele em vigor em 1916 e que o jovem de hoje tem acesso direto à informação, o que lhe permite ter ciência das malícias sociais. Mas será que o acesso mais direto à informação e o contato com o mundo significa que ele é mais maduro?”, questiona.

Ainda segundo Napoleão, os jovens com 18 anos ainda agem com impulso e a mudança do código pode colocá-los ainda mais em um risco.

Redução da maioridade civil x Redução da maioridade penal

Os jovens são responsabilizados pelos seus atos a partir dos 18 anos

Depois da mudança no Código Penal, aos 18 anos o jovem que cometer crimes deve ir para penitenciária (Foto: depositphotos)

Mesmo com toda essa discussão sobre quando o jovem é considerado maior de idade no Brasil, é preciso destacar a diferença que há entre a redução da maioridade civil e da redução da maioridade penal.

Ao mesmo tempo que se reduziu a maioridade civil, houve também uma redução na maioridade penal. Ou seja, antes os jovens só eram responsabilizados pelos seus atos ao completarem 21 anos. Com a mudança no Código Civil, isso passou a idade passou para 18.

Veja também: Com quantos anos posso ter Facebook, WhatsApp e Instagram? Veja! [4]

Entretanto, mesmo com essa redução em 2002, uma parcela da população deseja uma nova redução da maioridade penal. Com isso, acaba lutando para diminuir a idade mínima para que as pessoas cumpram as penas por crimes que cometeram independentemente se têm ou não 18 anos completos.