Publicado por Débora Silva

Imagine a seguinte situação: você ganhou uma viagem de presente e vai para uma cidade em que nunca esteve antes. Como você fará para se locomover em um lugar que não conhece? Certamente você recorrerá a um mapa, não é verdade?

Os mapas são as ferramentas básicas da geografia e saber lê-los corretamente é muito importante.

Como ler um mapa corretamente?

Existe uma grande variedade de mapas: mapas rodoviários para motoristas; mapas turísticos para passeios; cartas aeronáuticas ou mapas para pilotos e outros. Os mapas geográficos representam a superfície curva do planeta Terra sobre uma superfície plana.

Como aprender a fazer a leitura de mapas

Foto: depositphotos

Os mapas adotam a visão vertical, no qual determinado espaço da Terra é visto do alto, como se o observador estivesse em linha reta.

E como ler um mapa corretamente? Para entender os mapas, também é necessário conhecer as funções e importância das legendas, pois são elas que nos dizem quais são os significados dos símbolos presentes nos mapas. A orientação do mapa também é muito importante, pois é a responsável por mostrar para qual lado o mapa está apontando: direção Norte, Sul, Leste ou Oeste.

Já a escala é responsável por nos indicar o tamanho da área que o mapa está indicando, estabelecendo a proporção entre o tamanho real e o tamanho da área no mapa.

Para ler um mapa, também procure pelo seu título e identifique as cores presentes nele. O azul pode representar rios; o marrom, as montanhas; dentre outras.

Algumas dicas para entender um mapa

1) Procure a orientação do mapa. A maioria dos mapas é desenhada com o Norte apontando para cima.

2) Entenda a escala do mapa. A escala geralmente está localizada no lado ou embaixo do mapa. Se aparecer algo como 1: 100 000, isso significa que uma unidade no mapa é o equivalente a 100.000 unidades na vida real.

3) Preste atenção à latitude e longitude. Esses valores poderão ser úteis caso você esteja navegando, voando ou viajando longas distâncias.

4) Leia as curvas de nível. As curvas de nível representam o quão alto ou baixo é um terreno. Quando as curvas de nível estão bem próximas, indica que o declive é acentuado; quando elas estão mais afastadas, o declive é suave.

5) Examine a legenda. A maioria dos mapas apresenta uma legenda ou explicação dos símbolos. A maneira que o mapa representa os dados é uma chave para compreender o resto dele.

Veja mais!