Publicado por Katharyne Bezerra

O Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking mundial que avalia os países com mais usuários ativos nos dispositivos digitais, como por exemplo os celulares. Esta informação é uma consequência da última pesquisa feita pela GlobalWebIndex, empresa que reúne métricas no mundo digital.

De acordo com a instituição, em 2015, os brasileiros costumavam passar, em média, três horas e 40 minutos on-line pelos celulares. Todo este tempo, de certa maneira, acaba atrapalhando o rendimento dos jovens na escola.

Para evitar notas baixas no colégio e ainda assim continuar usando os celulares, os estudantes precisam reorganizar suas gamas de aplicativos e estimular horários para entretenimento e estudo no mesmo dia.

Como estudar pelo celular?

Como aprender a estudar pelo celular e qual a melhor forma?

Foto: depositphotos

Da mesma maneira que a tecnologia existe para entreter as pessoas, ela também possui ferramentas que auxiliam no aprendizado. Para equilibrar esta balança digital, é preciso que o aluno tenha disposição.

Hoje o celular pode servir como um computador ou livro, sendo possível estudar, compartilhar conhecimento, tirar dúvidas e realizar mais uma série de atividades envolvendo os estudos das mais diversas áreas.

Além de ferramentas como bloco de notas, calendário e até mesmo o Google, que já vêm instalados em muitos dispositivos móveis, existem alguns aplicativos para serem baixados que podem auxiliar no desenvolvimento educacional dos alunos, como WhatsApp, Trello e HiNative.

Formas de estudar pelo dispositivo móvel

WhatsApp

A ideia inicial do WhatsApp pode até ter sido a de realizar conversas rápidas, mas aos poucos outras ferramentas foram sendo disponibilizadas neste aplicativo. Além da possibilidade de criar grupos com várias pessoas, outros recursos possibilitam a interação entre as pessoas.

Por exemplo, neste app há a opção de enviar links, vídeos, arquivos em PDF, fotos etc. Todas estas mídias permitem a troca de informações e conteúdos em grupos de estudo. Já os áudios, pode ser uma ótima forma de treinar o inglês com o amigo.

HiNative

Falando em inglês, existe um aplicativo especialmente dedicado às línguas estrangeiras, o HiNative. Este app facilita a vida de quem quer aprender uma outra língua, isto porque permite uma interação entre o usuário e pessoas de outros países.

No HiNative há diversas seções, a exemplo de: “Como é que se diz isto?”, onde é perguntado como deve ser pronunciado alguma frase; “Isto soa natural?”, aba dedicada para o envio de áudios que serão escutados por pessoas que dominam o idioma e ela poderá responder se sim ou não; “Qual é a diferença?”, espaço para perguntar a distinção de uma palavra e outra.

Trello

Já quem deseja ter mais organização no dia a dia, existe um aplicativo que auxilia esta necessidade. Chamado de Trello, este app possui três conceitos básicos, são eles: quadros, listas e cartões. E podem ser criados de forma pessoal ou compartilhada.

O usuário pode criar quantos quadros quiser e nomeá-los, por exemplo “casa” ou “escola”. Em cada quadro há a possibilidade de colocar várias listas e definir um nome para cada uma, como “tarefas a fazer”, “fazendo” e “feito”. Os cartões são as descrições das atividades e eles podem ser deslocados para as listas, assim é possível ter o controle das tarefas que já foram feitas, das que precisam mais atenção etc.

Veja mais!