Publicado por Katharyne Bezerra

Nove horas e treze minutos. Todo este tempo poderia ser a quantidade de horas destinadas para dormir ou para os estudos.

Mas, a verdade é que este é o período no qual os brasileiros passam conectados à internet, conforme revela o último estudo elaborado pela agência internacional We Are Social, em 2015.

De acordo com a pesquisa, a população do Brasil gasta 5 horas e 26 minutos na internet via computador ou tablet, por dia. As outras 3 horas e 46 minutos são gastas no celular. Contudo, com o crescimento do uso de dispositivos móveis nos últimos dois anos, estes números devem ter sofrido algumas alterações.

Como aprender a estudar pelo computador e qual a melhor forma?

Foto: depositphotos

Apesar disso, são muitas as horas gastas de entretenimento. Em meio a tudo isso, como ficam as horas de estudo dos brasileiros? Quem se preocupa com os estudos precisa unir o útil com o agradável. Ou seja, é necessário usar o computador para os estudos e assim aproveitar o tempo gasto nesta tecnologia.

Como usar o computador para os estudos?

A tecnologia também pode ser uma forte aliada dos estudos, basta que o indivíduo saiba utilizá-la com esta finalidade. Assim, o primeiro passo para conseguir tamanha façanha é adotando um cronograma de atividades. Trata-se de uma espécie de agenda, que vai servir para estabelecer dias e horários para cada atividade feita no dia.

Outra forma de estudar pelo computador é buscando por sites que tenham o conteúdo necessário para o aprendizado, mas retratado de maneira leve e esclarecedora. A linguagem da internet é mais objetiva que a dos livros, mas uma pode complementar a outra.

Além destas duas formas, há ainda outras maneiras de colocar o conteúdo escolar em dia sem sair da frente do computador: usando as redes digitais para replicar os assuntos abordados na sala de aula. O Facebook, por exemplo, pode ser uma ferramenta de encontro entre os colegas de turma, tanto em grupos como no bate-papo. Assim, é possível tirar dúvidas com professores ou com estudantes que dominam melhor o conteúdo.

Por fim, o aluno pode ainda buscar por programas que possam complementar os estudos em casa. A internet está repleta de conteúdos para as mais diversas áreas, como matemática, português, literatura, ciências, história, geografia etc. Contando ainda com a possibilidade de responder questionários que colocam em cheque o aprendizado do estudante.

Veja mais!