Publicado por Pollyana Batista

Saber agradecer e sentir-se grato é um dos segredos de uma vida em paz. As pessoas orgulhosas, que não reconhecem quem lhe deu a mão, não conseguem encontrar a felicidade. Isso é uma premissa básica. Portanto, saiba como começar um discurso de agradecimento.

Um discurso de agradecimento geralmente é feito por uma pessoa que ganhou algum prêmio, foi homenageada ou recebeu algum benefício.

Por isso, ele deve conter uma fala mais leve, descontraída e muito sincera. Veja o passo a passo:

Começando um discurso de agradecimento

Você pode começar o discurso de agradecimento falando sobre as pessoas que te ajudaram

Um tom poético para começar o discurso pode ser uma boa opção (Foto: depositphotos)

Reserve um lugar tranquilo

Para que sua mente relembre todas as situações que merecem agradecimento é preciso que você esteja em um ambiente que favoreça isso. Portanto, reserve um lugar tranquilo para que você possa começar a rascunhar o seu discurso.

Se você preferir pode usar um tom mais poético e se inspirar em William Shakespeare, como ele afirma que “aprendi que deveríamos ser gratos a Deus por não nos dar tudo que lhe pedimos”.

Rascunhe quantas vezes for preciso

A arte da escrita só se aprimora treinando bastante. Para que seu discurso impressione sua plateia não se canse de treinar, treinar e treinar.

Depois que você escrever, leia sempre em voz alta de frente ao espelho. Assim você ouvirá os sons das palavras e poderá fazer algumas alterações ou inclusões.

Você pode colocar no papel também o agradecimento pelos momentos difíceis, pois afinal, eles te ajudaram a construir quem você é hoje.

Veja também: Como começar um discurso. Veja dicas interessantes

Chico Xavier, líder espiritual já ensinava: “agradeço todas as dificuldades que enfrentei; não fosse por elas, eu não teria saído do lugar. As facilidades nos impedem de caminhar. Mesmo as críticas nos auxiliam muito”.

Elogie as pessoas ou instituições

Se você está grato, certamente deve isso a algumas pessoas ou empresas. Saiba incluir no seu discurso de agradecimento elogios para aqueles que te ajudaram de alguma forma. Se você for religioso, claro que deve expressar isso na sua fala.

O Augusto Branco assim agradeceu a Deus: “agradeço ao meu Deus e Pai por todas as coisas boas que vivi, porque sei que o bem apenas dele é que veio. O que vivi de ruim em minha vida, foi por ignorância, estupidez e escolha minha. Mas minha felicidade eu só devo ao Pai!”.

Se você teve um amigo ou parente que lhe ajudou muito, você pode utilizar essa frase do Padre Fábio de Melo: “eu gostaria de lhe agradecer pelas inúmeras vezes que você me enxergou melhor do que eu sou. Pela sua capacidade de me olhar devagar, já que nessa vida muita gente já me olhou depressa demais”.

Se o seu agradecimento for algo mais genérico, você pode discursar: “obrigado a todas as pessoas que contribuíram para meu sucesso e para meu crescimento como pessoa. Sou o resultado da confiança e da força de cada um de vocês”.

Dica de ouro para o discurso de agradecimento

É preciso ter muito cuidado com o português quando você vai fazer um discurso. Afinal, todas as pessoas estarão te ouvindo atentamente. Diante disso, uma regra básica para não escorregar na gramática é saber diferenciar obrigado de obrigada.

Veja também: Como começar um discurso de formatura

Se você é um homem e vai fazer um discurso de agradecimento, você sempre deve dizer obrigado, com a vogal “o” no final. Já se você for uma mulher, deve dizer obrigada, com “a” no final.

 

Veja mais!