Publicado por Pollyana Batista

A formatura é um momento ímpar na vida de todo estudante. É o resultado de anos de dedicação e o ápice da vida acadêmica. Por isso, a formatura é um ato bastante celebrado não só pelo formando como também pelos familiares e amigos. Para a ocasião, são promovidos inúmeros eventos que celebram essa conquista. Veja agora como começar um discurso para sua formatura.

Antes disso, você precisa saber que não pode deixar para última hora a produção do seu discurso. É um momento importante no qual você vai ficar diante de muitas pessoas e isso precisa marcar a vida delas positivamente. Por isso, siga essas dicas:

Dicas para iniciar um discurso de formatura

Seja sincero

Os melhores discursos são aqueles que realmente partem do coração. Por isso, avalie se realmente você está emocionado ao alcançar essa conquista e coloque toda a sua sensibilidade para fora.

Seja sincero nas suas palavras e ponha no papel tudo o que você está sentindo. Comece por palavras aleatórias e só depois tente montar algo que faça sentido. Sentimentos como: alegria, alívio, medo, saudade, dúvidas, cansaço, ansiedade podem ser descritos para te ajudar a começar.

Um discurso ideal tem introdução de impacto, desenvolvimento interessante e um encerramento inspirador.

Durante a leitura do discurso é importante se guiar por tópicos (Foto: depositphotos)

Relembre situações

Depois de inserir todos os sentimentos que estão dentro de você, relembre as situações que mais marcaram sua vida durante o período em que você estudou. Por exemplo: você passou por dificuldades? Perdas pessoais? Grandes conquistas? Tudo isso te ajudou a conquistar o seu diploma e deve ficar claro no seu discurso de formatura.

Organize o seu discurso

É hora de organizar os seus sentimentos e situações que mais marcaram para fazer um discurso consistente. A melhor metodologia para isso é criar uma introdução de impacto, um desenvolvimento interessante e um encerramento inspirador.

Por isso, a você pode começar o seu discurso de formatura assim: 1º falar sobre os seus sentimentos atuais (dúvidas, medos, alegria, alívio, saudade), depois seguir desenvolvendo com as situações mais marcantes durante a formação e, por fim, finalizar de uma forma otimista, com uma mensagem, história ou até testemunho inspirador.

Veja também: O que significa o tão falado Enem?

O que significa o tão falado Enem?

Estruture a apresentação

Se preparar antecipadamente é a dica mais óbvia para quem vai proferir um discurso, mas esse conselho se estende também para o dia do evento. Estruture da melhor forma a sua apresentação antecipadamente. Não confie somente na sua cabeça e escreva o seu discurso e, se preferir, faça uso de ferramentas que podem lhe auxiliar, como estatísticas, imagens ou gráficos.

Escute os discursos de Martin Luther King Jr. e o de Steve Jobs. Analise o ritmo que eles falam, as palavras, os momentos que olham para o público e se inspire.

Use tópicos

Se você não quer ler o texto na íntegra, faça tópicos que possam lhe auxiliar no discurso de formatura. Não se esqueça de colocar fontes grandes e escuras para que a leitura fique mais fácil e só arrisque fazer dessa forma se você já tem uma certa habilidade para isso.

Porém, no dia do discurso não seja afobado. Tente manter a calma e fale lentamente. Pause mais entre as frases e controle a respiração durante a sua leitura. Não esqueça de fazer contato visual com o público e, sempre que possível, mantenha o sorriso no rosto.

Como fazer um discurso de agradecimento

Veja mais!