Publicado por Robson Merieverton

Com a chegada das férias escolares, o que as crianças mais querem é aproveitar o período para se divertir. Seja com os amigos ou com os próprios irmãos em casa, nem sempre há atividades suficientes para descarregar toda energia da garotada. A coisa até piora quando o tempo está chuvoso, o que impossibilita que as atividades sejam levadas para o ar livre. Nesse contexto, que tal investir em jogos educativos?

As crianças de hoje em dia estão muito condicionadas as possibilidades de diversão que o mundo tecnológico pode oferecer: videogames, computadores, tablets, celulares, entre outros. Muita gente defende a ideia que as brincadeiras saudável de outrora ficaram esquecidas no tempo. Em todo caso, vale a pena investir em possibilidades bem criativas para aproveitar as férias.

Além de divertir, os jogos têm a tarefa de ensinar algo proveitoso, sem, necessariamente, ele esteja condicionado aquilo. Tudo acontece de forma lúdica. Esse é um dos principais baratos desses jogos. Além do mais, ele pode fortalecer o relacionamento entre pais e filhos. Se o garoto estiver na primeira fase da infância, esses jogos ajudarão ainda mais no seu desenvolvimento.

Como criar jogos fáceis e educativos

Foto: depositphotos

Benefícios dos jogos educativos

Somado a todas as possibilidades que já foram apresentadas até agora no que diz respeito as vantagens de incluir jogos educativos na diversão dos pequenos, muitos outros pontos podem ser aproveitados da prática. Entre os principais, a criatividade, inteligência múltiplas e sociabilidade serão desenvolvidas; fazer da criança um participante ativo e conquistar novas habilidades.

Como se não bastasse, os jogos educativos podem proporcionar ainda a lição de respeitar os resultados e as regras; formar e desenvolver a personalidade e fazer com que a criança adquira autoconfiança e contração. Se você tiver dúvidas em relação as brincadeiras que pode oferecer, algumas informações adicionais podem ser adquiridas junto ao departamento pedagógico da escola.

Brincadeiras educativas

Colocando a imaginação para funcionar, você pode desenvolver brincadeiras educativas que farão a alegria dos pequenos nas férias. Nessa linha, seguem algumas sugestões de jogos educativos que você pode fazer em casa.

Formas geométricas

Induzir os pequenos a conhecer as formas geométricas, a partir de jogos simples e divertidos é uma boa opção de brincadeira educativa. Com ajuda do colorido dos papéis, materiais e formas, eles aprenderão brincando, literalmente. Se a criança já souber ler você pode dificultar um pouco a brincadeira, escrevendo o nome do formato que ela terá que colocar no lugar.

Alguns brinquedos podem ser encontrados com facilidade nas lojas especializadas, para as pessoas que desejam acrescentar um pouco mais de dinamismo a brincadeira. Dessa forma, com os materiais certos é possível induzir a criança a fabricar o próprio jogo. Para isso, basta pegar cartolinas de diferentes dores e objetos de formas geométricas diferentes, além de lápis e tesoura sem ponta.

Com o objeto em mão, coloque por cima da cartolina e use o lápis para contorna-lo. Faça isso com vários objetos de formas diferentes: redondo, quadrado triangular. Depois, basta pegar a tesoura e recortar todos. Procure não rasgar a cartolina, já que ela vai servir de molde para que, no jogo, todos as figuras sejam colocadas nos seus devidos lugares.

Jogo da memória

O jogo da memória é uma ótima opção para quem quer estimular essa parte do cérebro nos pequenos, sem deixar a diversão de lado. Nas sugestões de jogos fáceis e educativos, o jogo da memória também pode ser confecciona de forma fácil pelas crianças, com ajuda de um adulto. Para isso você vai precisar de cartolina na cor branca, lápis coloridos, uma tesoura sem ponta e muita criatividade.

O primeiro passo é cortar a cartolina em pequenos quadrados. Você pode tomar uma carta de baralho como base. Isso vai facilitar muito a sua produção. Depois, separe as partes da cartolina cortada em pares e, chegou a hora de colocar a imaginação para funcionar. Desenhe uma mesma figura em duas das cartas e pinte a figura usando as mesmas cores, para que elas fique iguais. Repita isso nos demais quadrados e o jogo está pronto.

Veja mais!