Publicado por Débora Silva

Você já reparou no poder de letra de música bem feita? As canções podem evocar as nossas mais intensas emoções e nos transportar para lugares bem distantes daquele que estamos fisicamente no momento.

Como qualquer criação, a habilidade de escrever letras de música únicas pode ser bastante desafiadora, mas, com algumas dicas, é possível tornar-se um bom compositor.

Dicas para criar letras de canções

Antes de começar a ler algumas dicas para criar letras de canções, lembre-se que a criatividade tem vida própria, e você poderá desenvolver a sua habilidade progressivamente. Vamos lá? Mãos à obra!

Como criar uma letra de música

Foto: depositphotos

Expresse os seus sentimentos

Antes de preocupar-se com a estrutura de uma música, tente passar para o papel o que está no seu coração. Não tenha medo de liberar toda a sua musa inspiradora.

Pratique regularmente

Lembre-se sempre deste ditado popular: “A prática leva à perfeição”. Tente praticar a sua escrita diariamente, como se fosse algo que já faz parte da sua rotina. Todos os dias, se possível pela manhã, sente-se em algum lugar, com papel e caneta preparados.

Concentre-se em algo – objeto ou inseto, por exemplo – que está no ambiente e escreva detalhadamente sobre determinado assunto. Faça esse exercício durante alguns minutos. Essa prática servirá como um treino para deixar o seu lado criativo fluir.

O tema central da sua música

Pense no tema central da sua canção. Será uma pessoa? Um sentimento? Um meio de transporte? Uma situação como uma viagem de avião? Posteriormente, escreva uma história sobre o assunto, procurando descrevê-lo fielmente.

Quando terminar, leia e analise o que escreveu. Pergunte-se: quais partes podem ser aproveitadas? Uma boa dica é listar as coisas que você gostaria de abordar em suas letras. Não se acanhe: escreva quantas ideias tiver e palavras relacionadas a elas, com todos os detalhes possíveis.

Os pontos principais da letra

Se você já planejou bem as ideias, crie um verso com a ideia principal. É comum que essa ideia apareça na última linha, e tenhamos três primeiros versos como suporte. Aos poucos, vá completando cada estrofe e desenvolva o refrão.

Tom pessoal

Somente você pode decidir como deseja escrever a sua música: o tom ou as letras primeiro? Os dois ao mesmo tempo? As letras terão rimas pouco convencionais? A criatividade é sua e você poderá criar versos curtos ou longos, repetir vários versos etc.

Recursos literários

Para deixar a sua letra ainda mais interessante, você pode recorrer às figuras de linguagem, como as metáforas.

Veja mais!