Publicado por Débora Silva

A construção de um modo de vida que mantenha o planeta saudável é uma tarefa e um desafio de todos nós, habitantes do Planeta Terra.

Às vezes, nós podemos pensar que, frente a um número tão grande de pessoas vivendo no planeta, uma atitude nossa não fará a diferença. Mas, esse é um grande equívoco. Nossas pequenas atitudes podem, sim, causar grandes impactos.

Todos nós devemos pensar que, ao fazermos a nossa parte, estaremos contribuindo para o bem maior. Neste contexto, listamos neste artigo algumas dicas para cuidar e preservar o meio ambiente.

Atitudes sustentáveis para preservar o meio ambiente

Sim, cada um de nós pode colaborar – e muito – com a preservação do meio ambiente. E como fazer isso? Precisamos adotar atitudes sustentáveis, ou seja, usar com responsabilidade os recursos naturais que são esgotáveis, como, por exemplo, a água.

Como cuidar e preservar o meio ambiente

Foto: depositphotos

Confira a seguir algumas dicas para fazer a sua parte, cuidando e preservando o meio ambiente:

  • Evite o desperdício

Evite o consumo exagerado e, consequentemente, o desperdício. Lembre-se que, tudo o que consumimos, vem, seja direta ou indiretamente, de recursos da natureza, e alguns deles não se renovam. Além disso, o consumo produz lixo, e alguns materiais demoram a se decompor.

  • Economize água

Fechar a torneira durante a escovação dos dentes, enquanto ensaboa o corpo no banho e ao lavar a louça economiza água. Tais medidas são muito simples e ajudam a preservar o meio ambiente. Lembre-se de tomar banhos mais curtos, evitando o desperdício de água, que também pode ser controlado em outras atividades como dar descarga no banheiro e lavar o carro.

  • Economize energia elétrica

TV, som, computador… será que é realmente necessário deixar todos esses aparelhos eletrônicos ligados ao mesmo tempo? Ás vezes ligamos vários aparelhos ao mesmo tempo e gastamos uma energia desnecessária. Crie o hábito de desligar os aparelhos que não estão sendo usados, apagar a luz quando sair de um cômodo, trocar lâmpadas por outras mais econômicas e ligar a máquina de lavar menos vezes. Separar um dia da semana para lavar a roupa ajuda e economizar energia e água.

  • Separe o lixo

Pratique a coleta seletiva na sua casa, separando o lixo em embalagens diferentes para material orgânico, plástico, vidro e metal. Lembre-se que lixos especiais, tais como baterias, pilhas e óleo devem ser despachados em locais especializados, pois o contato deles com o solo pode contaminar o meio ambiente. Procure informações na prefeitura da sua cidade.

  • Lixo apenas nas lixeiras

O lixo deve ser jogado apenas nas lixeiras. Jogar lixo nas ruas causa poluição, doenças e aumenta o índice de enchentes. Sempre guarde o lixo até a lixeira mais próxima ou até chegar em casa.

Veja mais!