Publicado por Débora Silva

“Terra, Planeta Água”. Você conhece esta música de Guilherme Arantes? O Planeta Terra realmente possui muita água! Esta substância, que é composta pelos elementos químicos oxigênio e hidrogênio, ocupa aproximadamente 70% de toda a superfície terrestre, além de ser o principal componente dos seres vivos.

No entanto, apenas uma pequena quantidade de água está disponível para os seres vivos e a distribuição deste líquido vital não é feita de modo regular em todas as regiões do planeta.

Água potável: o que é?

Água potável é a água considerada ideal para consumo humano, sem apresentar riscos à nossa saúde. Os padrões microbiológicos, físicos, químicos e radioativos devem atender ao padrão de potabilidade para que seja oferecida à população urbana e rural.

O tratamento de água tem o objetivo de diminuir a concentração dos poluentes até chegar ao ponto em que o líquido não apresente nenhum risco para a saúde da população.

O tipo de tratamento da água depende das condições do manancial que será utilizado, podendo ir de uma desinfecção mais simples até um tratamento mais aprofundado.

Quais são as etapas do tratamento de água?

Imagem de mulher segurando copo com água

Foto: Depositphotos

Coagulação

Logo ao entrar na estação de tratamento, a água recebe uma dosagem de sulfato de alumínio, o que faz com que os sedimentos iniciem um processo de aglomeração.

Floculação

O processo de aglutinação das impurezas continua em tanques de concreto.

Decantação

As impurezas se separam da água devido à ação da gravidade, indo para o fundo do tanque.

Filtração

A água passa por filtros com camadas de seixos e de areia, onde as impurezas mais finas ficarão presas.

Desinfecção

A desinfecção é feita para aumentar a proteção contra o risco de contaminações, eliminando os germes nocivos à saúde. O processo pode ser feito com cloro líquido, gasoso, do ozônio ou de outras formas.

Fluoretação

Este processo é opcional e ocorre quando são adicionadas substâncias que reduzem o risco de cárie dentária, principalmente durante o período de formação dos dentes.

Correção de pH

A última etapa do tratamento de água é a correção de pH do líquido vital, com a adição de cal hidratada ou carbonato de sódio.

Depois de passar por todas as etapas necessárias para evitar problemas à saúde pública, a água potável é fornecida por estações de tratamento até as unidades consumidoras ou por carro-pipa. Infelizmente, a maior parte da água do nosso planeta está contaminada e não pode ser consumida diretamente.

O uso sustentável da água, líquido essencial para a vida na Terra, é uma preocupação de todas as sociedades.

Veja mais!