Publicado por Anna de Cássia

Decimais são os números que não são inteiros, ou seja, eles têm uma vírgula e algum número diferente do zero depois dela. Não entendeu? 23 é um número inteiro, mas 12,5 é um número decimal. Porém, se depois da vírgula tiver apenas o algarismo zero, então continua a ser um número inteiro: 14,0 é a mesma coisa que apenas 14, um número inteiro. Mas 14,05 é um número decimal, pois depois do zero existe outro número diferente.

Como é a adição de números decimais?

Foto: Reprodução

Somando números decimais

As regras para adição de números decimais são exatamente iguais às regras de adição com números inteiros: a soma começa de trás para a frente, e quando você soma os valores de uma fileira, se o resultado for um número maior que 10, então coloca só o segundo número, e o primeiro é acrescentado na soma da outra fileira.

Exemplo:

João tem R$ 8,50 e Mariana tem R$ 6,75. Quanto dinheiro têm os dois juntos?

8,50 +  6,75 = 15,25

Entendendo melhor:

  • Primeiro você soma a última fileira: 0 + 5 = 5. Escreva o resultado em baixo.
  • Some a fileira anterior: 5 + 7 = 12. Temos um problema ai, o resultado foi maior que 10, então não podemos escrever o número inteiro. Você vai escrever apenas o último algarismo, 2, na parte do resultado, e o primeiro algarismo, 1, você vai acrescentar na soma da fileira anterior.
  • Some a primeira fileira, com o número que foi acrescentado: 1 + 8 + 6 = 15. Escreva o resultado inteiro em baixo.
  • Como não tem nenhuma fileira que vem antes da primeira, então não há necessidade de escrever apenas o último número, 5, pois não tem como somar o 1 com a fileira anterior, já que ela não existe. Por isso, a única exceção para essa regra é quando o número maior que 10 estiver na primeira fileira, neste caso você pode escrever em baixo o número completo, 15.

Cuidado com a vírgula!

Na hora de somar, você precisa ter muito cuidado e prestar bastante atenção quando for escrever os números, pois na soma de números decimais é muito importante que as vírgulas fiquem sempre uma em baixo da outra, pois se isso não acontecer o resultado da adição será diferente. Por exemplo, veja como se soma os números 3,8 e 2,25:

ERRADO

3,8 + 2,25 =    2,63

CORRETO

3,8 + 2,25 =  6,05

Veja mais!