Publicado por Débora Silva

Uma das maiores preocupações dos pais é a escolha da escola certa dos filhos que acabaram de atingir a idade escolar. Trata-se de uma tarefa muito importante, pois o ambiente escolar é, sem dúvida, um enorme influenciador na educação de um ser humano.

No livro intitulado “Atenção! Tem gente influenciando seus filhos”, Cris Poli, educadora e apresentadora do reality show “Supernanny, do SBT, orienta pais que querem evitar interferências negativas no comportamento dos pequeninos, além de passar algumas instruções que podem auxiliar no momento de escolher da escola mais apropriada para os filhos.

A influência da escola no comportamento do filho

Optar por uma escola que possua todos os atributos desejados e que incentive as qualidades individuais do aluno não é uma tarefa fácil. Os pais devem estar atentos no momento de escolher uma instituição de ensino, pois o ambiente influenciará na educação e comportamento do pequeno. É necessário acompanhar tudo o que acontece no cotidiano do filho, em relação aos estudos, às amizades, ao relacionamento com os professores e todo o contexto.

Como escolher a escola ideal para matricular os filhos

Foto: depositphotos

Fatores como proximidade de casa, nome da instituição e o anseio dos pais em matricular os filhos em um sistema mais rígido devem, sim, ser levados em consideração, no entanto, não podem ser os únicos aspectos a ser considerados.

As crianças estão sob a influência de uma série de agentes além dos pais, como amigos, parentes, propagandas, moda, internet, mídia e outros. No entanto, a educadora Cris Poli não demoniza esses agentes que interferem no crescimento das crianças.

“Viver em sociedade é uma das experiências mais gratificantes que um indivíduo pode ter, além de ser uma necessidade. É nessa interação que ele conhece o outro, troca ideias, expõe pontos de vista, torna-se gente ativa, porta-se de modo digno em um mundo carente de virtudes.”, afirma a especialista, que possui mais de 40 anos de experiência em educação infantil.

Dicas para escolher a escola ideal

Em uma entrevista concedida ao jornal Gazeta Online, Cris Poli afirma que, no processo de escolha de uma instituição de ensino para matricular os filhos, é essencial avaliar se a escola é mais rígida ou liberal.

De acordo com a especialista, o ideal é que a linguagem empregada no ambiente escolar seja similar a que os pais usam em casa. A educadora ainda afirma que é fundamental que a escola esteja de acordo com a sua maneira de pensar a educação e a formação do ser humano.

 

Veja mais!