Publicado por Katharyne Bezerra

O reforço escolar é uma saída utilizada por muitos pais e responsáveis, que querem aprimorar os estudos das crianças. Assim, além da escola durante um período do dia, os alunos dividem o  tempo de sobra com uma aula extra no intuito de reforçar as matérias em que há maiores dificuldades.

Porém, nem sempre é possível desfrutar deste serviço, uma vez que este é um gasto a mais no mês e algumas famílias não têm condições de financiá-lo. Em outras situações, pode haver algum imprevisto que faça com que a criança não consiga chegar até o reforço. Mas então como fica o dever de casa?

Em meio a circunstâncias como essas, é preciso que as crianças façam os exercícios sozinhos. Para ajudar esses alunos, algumas dicas são importantes e precisam ser levadas em consideração.

Como fazer as tarefas da escola sem a ajuda do reforço escolar?

Foto: depositphotos

Fazendo as atividades escolares sem o reforço

Preste atenção às aulas

Enquanto o professor ensina os conteúdos, você deve prestar atenção e assim vai estar ciente de todas as informações. Muitas das respostas que são exigidas nos exercícios são dadas durante a aula. Por esta razão, a primeira dica é ouvir mais e falar menos quando o educador estiver explicando.

Use a tecnologia

Computador, tablet e celular podem ser fontes para concluir suas atividades. Ao contrário do que as pessoas possam pensar, a internet pode ajudar, e muito, na resolução das atividades. Pesquise em sites confiáveis, mas lembre-se que não se deve copiar o que encontrar, mas sim ler, interpretar e escrever o que entendeu. Além disso, tenha foco, estas ferramentas tendem a distrair facilmente.

Peça ajuda aos pais

Pedir ajuda aos seus responsáveis também é uma forma de fazer as atividades sem o auxílio dos professores de reforço. Além de concluir seus exercícios, esta é uma maneira de passar mais tempo ao lado dos pais, dividindo dúvidas, compartilhando conhecimentos e estreitando a relação.

Veja mais!