Publicado por Pollyana Batista

Desenhar é uma arte deliciosa de se praticar. Colocar no papel aquilo que vemos e sentimos é maravilhoso e libertador. Você sabe como fazer caderno de desenho? Nesse artigo, além de aprender a fazer esse objeto, você também vai poder dar asas a sua imaginação e embarcar num hobby prazeroso e dinâmico.

Praticar o desenho faz bem a saúde mental pois alivia o corpo de suas tensões e estresses causados pelos problemas do dia a dia. Quando se cria os próprios desenhos ou então colore os que já estiverem prontos, oferecemos ao nosso corpo uma terapia que desestressa, relaxa e acalma.

Esse tipo de relaxamento reflete diretamente no bem-estar uma vez que uma mente despreocupada é capaz de manter todas as funções orgânicas em equilíbrio.

Como fazer caderno de desenho?

Seja para presentear alguém ou ter como hobby, um caderno de desenho pode ser uma ótima aposta

O ato de desenhar oferece bem-estar e faz bem a saúde (Foto: depositphotos)

Materiais necessários

– Encadernadora;
– Aplicador de ilhós (para cada furo do espiral, se quiser)
– Ilhós;
– Espiral;
– Furadores (de um ou mais desenho);
– Diferentes tipos de papel e gramaturas.

Veja também: Por que o hidrocor seca quando o deixamos sem tampa?

Fazendo a capa

Você deve deixar os papéis mais duros e grossos para a capa e contracapa. Elas vão ajudara proteger o conteúdo de dentro. Uma forma linda de você decorar o caderno é usar as técnicas de scrapbooking para fazer diversas colagens.

Comece fazendo pequenas figuras que vão ficar nas páginas em branco. Recorte nuvens, balões, gatinhos, peixinhos, enfim, tudo os objetos que você possa fazer pequenas silhuetas. Faça-as coloridas, com diferentes papéis. Alguns foscos, outros brilhosos.

Passo a passo da confecção do caderno

Em seguida, faça os furos nas páginas para encadernar e coloque os ilhós com o aplicador de ilhós. Escolha um caderno com no mínimo 30 páginas, assim dará para usar bastante. A dica é: divida as 30 páginas em 6 sessões de cinco páginas cada uma. Faça cada grupo de cinco com uma cor diferente de papel e gramatura. A primeira de cada grupo reserve para fazer algo mais divertido.

Uma dica de ouro é que você tenta manter o tom sobre tom das cores. Desta forma, o caderno não vai ficar tão cheio de informação. Você tem infinitos temas que pode escolher: futebol, fazenda, via láctea, bonecas, viagens, pets.

Veja também: Quais atividades recreativas educativas fazer durante as férias?

Separar por temas

A ideia é dividir o caderno de desenho por temas. Daí você escolhe os temas que mais lhe agradam ou que agradam a pessoa que vai ganhar o presente. Por exemplo: se a pessoa gosta bastante de gatinhos, faça uma sessão exclusiva para eles. Caso, ela prefira praia ou neve, você também pode incrementar as folhas com barcos, estrelas do mar, bonecos de neve, entre outros desenhos.

Encadernando

Depois que você fez a separação de cada sessão e furou as páginas é hora de encaderná-las no espiral. Escolha um espiral de acordo com a grossura do caderno de desenho e não se esqueça de curvar o espiral em ambas as pontas para que eles não comecem a sair e soltar as folhas.

Dica: A maioria dos cadernos de desenho são em formato paisagem, ou seja, as folhas deitadas. Por isso, você vai encadernar a parte menos comprida. Deixando o formato retangular. Aproveite também para fazer umas bordas diferentes em algumas páginas.

Dedicatória

Uma das partes mais importantes, caso o caderno de desenho for para presentear alguém, é que você faça uma dedicatória. Uma dedicatória nada mais é do que escrever por trás da capa uma mensagem para a pessoa que vai receber o caderno de desenho.

Na contracapa você pode aproveitar e colar um envelope para que a pessoa guarde pequenas anotações, clipes ou até lápis de cor.

O que é caderno de matérias e em quais séries se usa

Veja mais!