Publicado por Pollyana Batista

Fazer vídeo é uma ótima forma de se comunicar. Atualmente, as plataformas disponíveis no mundo virtual permitem a criação de canais com os mais diversos segmentos que podem ser vistos por pessoas de qualquer lugar do mundo! Se você quer entrar de vez nessa onda, tem que aprender como fazer descrição de vídeo.

A descrição é importante, pois ela chama a atenção para o seu conteúdo. Ela precisa ser criativa, objetiva e resumir em poucas informações do que se trata a sua produção multimídia. As melhores dicas são dadas pela maior plataforma de vídeos, o YouTube. Veja.

Fazendo a descrição de vídeo

Escreva descrições pesquisáveis

Na hora de descrever o seu vídeo, coloque expressões e palavras que possam ser achadas por meio de sites de busca.

O tutorial do YouTube afirma: “as descrições podem transmitir informações valiosas que ajudam os espectadores a encontrar seus vídeos em resultados de pesquisa e entender o que estarão assistindo. As descrições bem escritas com as palavras corretas podem aumentar as visualizações porque ajudam o seu vídeo a aparecer nos resultados da pesquisa”.

A descrição do vídeo precisa ser criativa, objetiva e resumir em poucas palavras do que ele trata

Usar palavras-chave na descrição facilita na busca por seu vídeo (Foto: depositphotos)

Maximize sua descrição

Priorize as primeiras linhas da sua descrição para descrever seu vídeo, pois é essa parte que é visualizada pelos telespectadores sem precisar clicar em ‘Mostrar mais’.

A partir da terceira linha você pode “adicionar outras informações importantes sobre o seu canal, dados e até links para redes sociais ou seu site abaixo, para que os espectadores possam aprender mais.

Você pode até criar uma descrição padrão que ultrapasse as informações do canal chave em todos os seus vídeos após o upload”, sugere o YouTube.

Veja também: Aplicativos para aprender outras línguas pelo celular

Use recursos interativos

O campo de descrição só pode exibir texto e você pode adicionar recursos interativos para aumentar as visualizações, destacar colaborações e aumentar seus assinantes, como por exemplo: destaque um intervalo de tempo em que o vídeo fica mais interessante, faça listas de reproduções, relacione outros vídeos com assuntos parecidos, etc.

Analise a sua audiência

Analise por meio do YouTube Analytics como está a performance do seu vídeo e de outros dispositivos também. Por exemplo, acesse a descrição do seu vídeo por várias plataformas e veja se ela se encaixa bem nos layouts.

Veja também: Como aprender a estudar pelo tablet e qual a melhor forma

Use palavras-chave na descrição

Palavras-chave são as que mais são buscadas no Google ou em outras ferramentas de pesquisa na internet. Procure sempre incluí-las na sua descrição para que o vídeo fique sempre disponível.

Uma dica simples e rápida para você entender o que é palavra-chave é pensar na forma como você escreveria no seu campo de busca para achar um vídeo com o seu conteúdo, por exemplo: como fazer chá para dor de dente ou onde vende carro barato?

Insira hashtags

Na descrição do seu vídeo você pode colocar hashtags relacionadas à temática. “Quando você carrega um vídeo, você pode inserir hashtags no título ou descrição do seu vídeo. Hashtags na descrição do vídeo são links que os usuários podem clicar para acessar a página de resultados da pesquisa do hashtag para ver mais vídeos sobre esse assunto”, ensina o YouTube.

Essas são algumas dicas da gigante plataforma YouTube para fazer descrições incríveis para seus vídeos da internet.

Veja também: A onda do ‘hashtag’ que bomba cada dia mais na web

Veja mais!